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Confira o raio x dos terminais e rodoviárias do Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
10/10/2004 | 16:40
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Rodoviária Tersa
av. Industrial, 1.850 - Santo André
Prós - a diversidade de destinos interestaduais disponíveis. Todas as lanchonetes do terminal têm mesas para alimentação.
Contras - o vandalismo. A maioria dos extintores e todas as mangueiras de incêndio foram roubados; parte da iluminação e duas das três escadas rolantes foram quebradas por usuários; o uso do elevador é restrito a idosos, gestantes e deficientes físicos.
Destinos - Estados do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de ônibus municipais e intermunicipais.
volume de passageiros 800 por dia.

Terminal Utinga
praça Prefeito Saladino, s/nº - Santo André
Prós - é próximo da estação de trens da CPTM e tem guias rebaixadas para o acesso de deficientes físicos.
Contras - a cobertura do local é garantida por um viaduto que passa sobre o terminal. Em dias de chuva e vento forte, o usuário fica desprotegido. Como o espaço não conta com qualquer tipo de cercado, os passageiros também ficam expostos à ação de criminosos.
Destino - ônibus municipais.
Volume de passageiros - 6,5 mil por dia

Terminal Metropolitano Leste rua Visconde de Taunay, s/nº - Santo André
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, não é difícil flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - 30 mil por dia.

Terminal Metropolitano Oeste
av. XV de Novembro, 50 - Santo André
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, é comum flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - 70 mil por dia.

Rodoviária Ítalo Setti
praça Samuel Sabatini, s/nº - São Bernardo
Prós - o lugar é limpo, conta com rampas de acesso para deficientes físicos e várias lanchonetes. A sinalização é eficiente. O local também conta com vários telefones públicos e um elevador que facilita o acesso aos pisos superiores.
Contras - o único banheiro do lugar é pago. Também existem poucos bancos para que o usuário aguarde pela chegada da condução.
Destino - ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, com destino para o Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Volume de passageiros - 35 mil por dia.

Terminal Ferrazópolis
rua Marechal Deodoro, s/nº, São Bernardo
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras- existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, não é difícil flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais
Volume de passageiros - 9 mil por dia.

Terminal São Bernardo
praça Samuel Sabatini, s/nº - São Bernardo
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, não é difícil flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - 15,5 mil por dia.

Terminal e rodoviária São Caetano
rua Santo Antonio, s/nº - São Caetano
Prós - a variedade de destinos municipais e intermunicipais, além da interligação com a estação de trens da CPTM.
Contras - são poucas as rampas de acesso para deficientes físicos. O local não conta com extintores à mostra e a cobertura apresenta rachaduras e goteiras. A quantidade de bancos também é escassa e restrita apenas aos passageiros de ônibus interestaduais. Também faltam cestos de lixo.
Destino - ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, com destinos para as regiões Nordeste e Sul.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal e rodoviária Ribeirão Pires
rua Capitão José Gallo, s/nº - Ribeirão Pires
Prós - O espaço foi construído no coração central da cidade, próximo à estação de trens da CPTM, o que facilita o acesso dos usuários. Cada um dos pontos de ônibus conta com banco para que os passageiros aguardem a condução.
Contras - apenas as guias das plaformas são rebaixadas para o acesso de deficientes físicos. As entradas e saídas do terminal não contam com a mesma estrutura. Apesar do grande número de cestos de lixo, o local é bastante sujo, repleto de papel espalhado pelo chão. O banheiro é limpo, mas os rolos de papel higienico ficam do lado de fora das portas, para evitar vandalismo. Pela mesma razão, extintores permanecem escondidos na administração do lugar. O comércio ambulante também é forte no local e concorre com espaços que deveriam ser exclusivos para os passageiros.
Destino - ônibus municipais, intermunicipais, litoral paulista e Rio de Janeiro
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Sônia Maria
av. Oratório com rua Ataulfo Alves, s/nº - Mauá
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, não é difícil flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Itapark
avenida Itapark, s/nº - Mauá
Prós - atende os usuários do bairro.
Contras – o local não tem o perfil de um terminal. O chão é de terra batida e o local não conta com cobertura. Em dias de chuva, os usuários se aglomeram sob o beiral do telhado da administração. Ao fundo do terminal, passa um córrego não canalizado. Não existe qualquer barra de proteção para evitar quedas.
Destino - municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Itapeva
rua Donatelo Fortes, com praça Elziro Tozato - Mauá
Prós - atende com eficiência os usuários do Jardim Itapeva e tem um banheiro gratuito.
Contras - o local é antigo e apresenta péssimo estado de conservação. O asfalto por onde passam os ônibus tem ondulações de até meio metro e, como o pé direito da cobertura é alto, o passageiro fica sujeito à chuva e ao vento forte.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Nova Mauá
rua Kitaro Iwasa com av. Cidade de Mauá - Mauá
Prós - atende os usuários do bairro.
Contras - o local não tem o perfil de um terminal. Não existe qualquer placa que o identifique.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Guapituba
av. Capitão João com viaduto da Esperança - Mauá
Prós - o espaço, recém-construído, é limpo e conta com banheiro gratuito.
Contras - não conta com bancos para que os passageiros aguardem pela chegada do coletivo.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - desconhecido.

Terminal Piraporinha
av. Piraporinha, s/nº - Diadema
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, é comum flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - 42 mil por dia.

Terminal Central de Diadema av. Conceição, s/nº - Diadema
Prós - o terminal, administrado pela Metra, segue o padrão EMTU. Plataformas mais altas para facilitar o embarque e desembarque. Acessos para deficientes físicos. Banheiros gratuitos. Setores para embarque exclusivo de deficientes físicos, idosos e gestantes. Segurança intensiva. Boa sinalização.
Contras - existe apenas um banco por plataforma. É comum o passageiro aguardar em pé por um longo período à espera de um ônibus. Apesar das placas alertando sobre o perigo, é comum flagrar passageiros atravessando as pistas de tráfego de ônibus em locais proibidos.
Destino - ônibus municipais e intermunicipais.
Volume de passageiros - 50 mil por dia.




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