Cultura & Lazer Titulo
Medo na política é tema de palestra
Do Diário do Grande ABC
29/10/2004 | 10:09
Compartilhar notícia


O professor de ética e filosofia política da USP, Renato Janine Ribeiro, fala nesta sexta, a partir das 19h30, sobre O Medo na Política. A palestra, com entrada franca, é parte do projeto Filosofia & Cotidiano e inaugura o auditório do Colégio da Fundação Santo André (av. Príncipe de Gales, 821, Santo André. Tel.: 4979-3300). Falta de percepção dos processos históricos, dualismo "entre a cruz e a espada" e o medo de mudanças estão entre os temas que serão abordados por Janine Ribeiro e que podem ser encontrados na leitura das obras O Vermelho e o Negro, A Cartuxa de Parma e Crônicas Italianas, do francês Stendhal (1783-1842), recomendadas como apoio.

Em A Cartuxa de Parma, um fato histórico importante como a batalha de Waterloo passa batido diante dos olhos de Fabrício Valsera, que está no local com dois objetivos: lutar e ver o imperador. Vagueia sem saber o que se passa, mata um inimigo e vê um grupo de marechais onde poderia estar Napoleão - mas o cansaço e a aguardente deixam-no incerto de tê-lo visto.

Em O Vermelho e o Negro, Julien Sorel é um camponês disposto a mudar de condição social, impensável até então. Sonha com a carreira militar, mas entra para o seminário. A França estava em ajuste pós-Napoleão no século XIX. Havia insegurança, crenças democráticas conviviam com a nostalgia pelo antigo regime. Dualidade e transição eram idéias permanentes. A aristocracia puniria em Sorel os jovens de classes pobres que conseguiam boa educação e inserção social. O pensamento de Sorel explica o ideal do romance: "Uma efêmera nasce às 9h de um lindo dia de verão para morrer às cinco da tarde; como haveria ela de compreender a palavra noite?".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;