Setecidades Titulo
Trote voluntário poe fim ao trauma de ser calouro
Adriana Lopes
Da Redaçao
29/01/2000 | 16:24
Compartilhar notícia


O combate ao trote violento nas universidades está ganhando reforço no Grande ABC. A 3ª ediçao da campanha nacional Trote Cidadao, que será lançada no próximo dia 5, na Faculdade de Belas Artes de Sao Paulo, terá uma adesao inédita das escolas de ensino superior do Grande ABC. Serao 11 instituiçoes participantes, enquanto no ano passado apenas o Imes (Instituto Municipal de Ensino de Sao Caetano) e a Fundaçao Santo André colaboraram com o movimento. "A intençao é unir os estudantes da regiao para substituir o trote violento por açoes voluntárias em prol da comunidade", afirmou Ricardo Carvalho de Almeida, presidente do Diretório Central dos Estudantes do Imes.

Além do Imes, estudantes da Escola de Engenharia Mauá, da Faculdade de Serviço Social de Sao Caetano, da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), da Uniban (Universidade Bandeirantes), da Faculdade de Direito Sao Bernardo, da Universidade Metodista, da UniABC (Universidade do Grande ABC), do Iesa (Instituto de Ensino Superior de Santo André), da Fefisa (Faculdade de Educaçao Física de Santo André) e da Fundaçao Santo André já confirmaram adesao ao Trote Cidadao deste ano.

Outras sete faculdades da regiao também foram convidadas a participar da campanha, mas ainda nao deram resposta ao Centro de Voluntariado de Sao Paulo, uma das entidades organizadoras. "Estamos esperando contar com 100 mil calouros de 150 faculdades do país. A participaçao do Grande ABC será muito importante para dar forma ao movimento de nao violência", disse Edson Sadao Iizuka, representante do Centro de Voluntariado de Sao Paulo.

Líderes dos centros de estudantes da regiao se reuniram na última quinta-feira, no Imes, para discutir a realizaçao de uma festa de confraternizaçao entre todos os participantes do Trote Cidadao no Grande ABC. No encontro, também foram divulgadas algumas das açoes sociais internas das faculdades que já estao programadas. No Imes, por exemplo, onde as aulas começam na próxima terça-feira, os alunos vao realizar o Pedágio Solidário, em que os calouros, em vez de pedir dinheiro nos semáforos, irao voluntariamente a residências para arrecadar alimentos, brinquedos e agasalhos que serao doados a uma instituiçao de caridade.

Os veteranos da FEI agendaram com o Hemocentro de Sao Paulo a instalaçao de um estande dentro do campus nos dias 3, 4, 7 e 8, onde voluntários poderao doar sangue. "Nos dias 3 e 4, o estande será destinado aos calouros, que já estarao em aula. No dia 7, com a volta dos veteranos, todos poderao fazer a doaçao", afirmou Felipe Sartori, presidente do Diretório Acadêmico da FEI e representante da Uniao Estadual dos Estudantes no Grande ABC.

A partir do dia 5, a campanha Trote Cidadao terá um a href= "www.trotecidadao.org.br"  target="_top">site oficial, com informaçoes gerais sobre o movimento, lista de entidades filantrópicas que poderao receber doaçoes e cadastro para instituiçoes interessadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;