Economia Titulo
Francesa EDF deve disputar geraçao de Furnas
Do Diário do Grande ABC
06/01/1999 | 15:00
Compartilhar notícia


A Electricité de France (EDF) está interessada em participar do processo de privatizaçao do setor de geraçao de Furnas, que acontecerá em 99, mas que ainda nao tem data definida ainda pelo BNDES. Hoje a EDF e seus parceiros na Light e na Eletropaulo Metropolitana, detém 21% do mercado de distribuiçao de energia elétrica do país e entendem que uma participaçao na geraçao garantiria a distribuiçao.

A EDF é uma das maiores fornecedoras de serviços de eletricidade do mundo. Constrói, opera e mantém hidroelétricas gerando, transmitindo e distribuindo energia elétrica para aproximadamente 30 milhoes de clientes, na França. Participa com investimentos diretos e consultoria em empresas elétricas de todos os continentes.

Os investimentos da EDF no exterior apresentam destaques na Espanha, Portugal, Itália, Polônia, China, Austria e Eslováquia. Também está presente no setor de distribuiçao na Argentina, Brasil, Hungria e Costa do Marfim.

Seus sócios no Brasil, na Eletropaulo Metropolitana e na Light sao as norte-americanas Houston Industries Energy e AES, além da brasileira Companhia Siderurgica Nacional (CSN).

A Houston Industries Incorporated é uma companhia internacional de serviços de energia e está entre as maiores empresas americanas de eletricidade e gás natural.

Fundada em 1981, a AES é a maior empresa de energia global do mundo. Seus projetos espalham-se pelos Estados Unidos, India, Reino Unido, Hungria, Casaquistao, Austrália, Polônia, Uganda, México e China, além de participar em atividades de desenvolvimento empresariais contínuas em mais de 35 países. No Brasil, a empresa vai construir a Usina Termoelétrica de Uruguaiana, que terá um investimento de US$ 300 milhoes e será a primeira do gênero no país: vai consumir o gás natural argentino e gerar 600 MW, o que representa um terço da oferta existente atualmente no Rio Grande do Sul.

O sócio brasileiro é a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que atualmente está construindo uma central termoelétrica dentro da Usina Presidente Vargas, que produzirá 230 MW e cujo valor está estimado em R$ 300 milhoes. Também faz parte do consórcio que retomou as obras de construçao e que operará a Usina Hidroelétrica de Itá, localizada no rio Uruguai, entre as divisas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e tem uma participaçao de 17,9% no consórcio da Usina Hidroelétrica de Igarapava, no Estado de Minas Gerais.

Quanto a Furnas, a EDF e seus parceiros estao interessados na área de geraçao, que tem as seguintes hidrelétricas: Funil, Furnas, Itumbiara, LCB Carvalho, Marimbondo, Mascarenhas de Moraes, Porto Colômbia, Corumbá e Serra da Mesa. E as termoelétricas de Campos e Santa Cruz. Atualmente Furnas produz 8.230.000 quilowatts de energia, o que representa 20% de toda a geraçao brasileira. Transmite essa massa de energia para 40 subestaçoes e mais de 15 mil quilômetros de linhas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;