Política Titulo
PMDB de São Bernardo definirá os candidatos somente na convenção
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 08:09
Compartilhar notícia


Enquanto a maioria dos partidos já definiu os nomes de seus candidatos e os cargos que disputarão nas eleições, o PMDB de São Bernardo deixará essa definição para a última hora.

A legenda apenas divulgará quem e qual função pleiteará na convenção estadual que será realizada dia 13, juntamente com outros partidos da aliança encabeçada pelo PSDB paulista. O evento será na Assembleia Legislativa e confirmará o apoio do PMDB de São Paulo às candidaturas tucanas de Geraldo Alckmin ao governo estadual e José Serra à presidência da República.

O ex-governador Orestes Quércia (PMDB) será candidato a senador na chapa que ainda terá o tucano Aloysio Nunes como segundo pleiteante ao Senado.

Em São Bernardo, os nomes mais cotados para enfrentar as urnas são os dos vereadores Tunico Vieira e Gilberto França. Ambos são advogados, mas apresentam trajetórias políticas diferentes.

Tunico está em seu segundo mandato parlamentar. Já disputou a Prefeitura como vice-prefeito na chapa petista liderada pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho e, após dois anos da derrota naquele pleito, foi convidado a assumir a Secretaria de Relações Internacionais pelo então prefeito William Dib (PSDB).

O vereador é vice-presidente do diretório municipal do PMDB. Colocou-se à disposição do partido e diz não ter preferência por ser candidato a deputado estadual ou federal. "Vamos aguardar o que vai ser definido nas convenções", frisa.

Gilberto França está em seu primeiro mandato. Em 2006 tentou vaga na Assembleia Legislativa, função que pretende disputar novamente neste ano. Ambos podem concorrer ao mesmo cargo, o que acarretaria em consequências negativas por um lado, mas pode acrescentar votos à legenda e contribuir para crescimento da bancada de deputados estaduais.

Com dois pleiteantes do mesmo partido, na mesma cidade, buscando a mesma cadeira fica inevitável a divisão de votos. Entretanto, cada um tem sua base eleitoral, fazendo com que tenham, de certa forma, eleitores diferentes.

As chances de Tunico ser candidato a deputado federal são poucas, mas existem. Geralmente, para esse cargo, o PMDB envia forasteiros para angariar votos em São Bernardo. Como o deputado federal Michel Temer, que desta vez não jogará suas fichas na reeleição, pois será o candidato a vice-presidente ao lado da candidata petista ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. "Se tiver que ajudar o partido com essa missão, vamos enfrentar", salienta Tunico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;