Setecidades Titulo SOS Bairros
Abandonado, Parque Imigrantes pede socorro
Caroline Garcia
Especial para o Diário
04/06/2012 | 07:13
Compartilhar notícia


O azulejista Bráulio Amânio de Souza tem 57 anos e mora há 16 no Parque Imigrantes, em São Bernardo. “Está tudo exatamente igual desde quando cheguei”, diz olhando para o esgoto que corre na Rua Paraíba, sem asfalto. “Dá até vergonha de receber os parentes em casa”, reclama.

A situação das vias que ficam acima da Rua Mato Grosso é a mesma. Não há coleta de esgoto, matos brotam por entre escadarias, que acumulam lixos. As crianças brincam na porta de casa e parecem não se importar de pisar nos dejetos.

Chegar e sair do bairro também é um problema. Das cinco linhas de ônibus que atendiam a região, há somente duas operando atualmente. “Precisava estar no Centro às 16h30, fui para o ponto uma hora antes e ônibus só passou 16h20. Perdi o compromisso”, conta a auxiliar de enfermagem Flávia Amaral, 36 anos.

A filha de Flávia estuda na Emeb Paulo Morando e afirma que lá há problemas também. “Tem goteira quando chove e as crianças são obrigadas a ficar em cima das carteiras.” O parquinho que estava destruído foi recentemente consertado com o dinheiro da Associação de Pais e Mestres. “Pensa que a gente não pediu verba? A Secretaria de Educação nem recebe a gente.”

Sobre as linhas de ônibus, a Prefeitura ressalta que a alteração dos itinerários se deu em razão da interdição do trecho da Estrada Galvão Bueno, por causa da construção do Rodoanel. E que, apesar das mudanças, o deslocamento no Parque Imigrantes continua garantido pelas linhas 13 e 13B (Parque Los Angeles/Rudge Ramos/Royal Park, Jardim Marcopolo e Batistini) que fazem integração tarifária por meio do Cartão Legal com outras linhas do município.

Já a Secretaria de Educação afirmou que tem conhecimento do problema na Emeb e que está tomando todas as providências necessárias para saná-lo.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que já estão em fase de conclusão de projeto e licitação das intervenções que irão beneficiar o Parque Imigrantes com rede de coleta de esgoto.

A expectativa da companhia é de que as obras, que fazem parte do programa Pró-Billings, sejam iniciadas em 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;