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Usuário de UBS aprova desativação de 0800
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
11/03/2005 | 14:50
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A rotina de ligações insistentes – e sem sucesso – para o 0800 de marcação de consultas e exames médicos da Prefeitura de Santo André chegou ao fim para a dona de casa Maria Aparecida Andrade, 30 anos. Quinta-feira à tarde, ela foi à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada para reclamar que há dois meses não conseguia agendar consulta com dermatologista para o marido porque o telefone estava sempre ocupado. A usuária ficou surpresa ao descobrir que agora o agendamento deve ser feito pessoalmente. “Prefiro pegar fila do que ficar pendurada no telefone tentando ligar o dia inteiro”.

A estudante Talita Rosa, 20 anos, também saiu satisfeita da Unidade da Vila Helena. Gestante, quinta-feira ela conseguiu marcar a primeira consulta de pré-natal na UBS  para o começo do mês que vem. “Não achava tão difícil marcar por telefone, mas prefiro pessoalmente. Assim posso tirar dúvidas sobre a consulta na mesma hora”.

O congestionamento do 0800 somado ao atendimento considerado pouco esclarecedor estavam entre as principais reclamações dos usuários dos serviços de saúde em Santo André. O sistema foi implementado em 2002 pela Prefeitura, com o objetivo de evitar que as pessoas se deslocassem até as unidades só para marcar consultas e exames, e também para facilitar o rastreamento de vagas no âmbito da rede municipal.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que 134 funcionários foram treinados para esclarecer dúvidas da população no ato do agendamento. Cada unidade conta com, no mínimo, dois profissionais disponíveis nos horários fixos de marcação – das 9h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. O balanço da demanda de pessoas que marcaram consultas ou exames pessoalmente nesses primeiros dias após a mudança no sistema de agendamento só será divulgado na próxima semana.

Sob o forte calor de quinta-feira à tarde, a estudante Vanessa Ribeiro dos Santos, 23 anos, foi com a mãe Alcena de Souza, 64, à UBS da Vila Luzita. Elas foram marcar a próxima ida de Ingrid, 2 meses, ao pediatra da unidade. Ambas também aprovaram a mudança. “O 0800 dava tantas vezes ocupado que, se não fosse urgente, desistia de ir ao médico. Mas com a nenê não posso bobear”, disse Vanessa.



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