Setecidades Titulo Na região
Rodoviárias esperam alta de passageiros neste fim de semana

Terminais de Santo André e São Bernardo projetam movimento mais intenso para festas de Réveillon

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
30/12/2022 | 10:09
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As administradoras do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André) e do Terminal Grande Alvarenga, no bairro Assunção, em São Bernardo, estão preparadas para a alta do número de passageiros que devem embarcar para destinos em São Paulo e todo o Brasil nos próximos dias, para as celebrações de Ano Novo.

Em Santo André, o movimento em dezembro está por volta de 25% maior do que nos meses anteriores, saltando da média de 45 mil para 60 mil viagens neste período de férias e festejos. Somente nos próximos dias, são esperadas até 15 mil pessoas no terminal. As praias paulistas são preferência entre os passageiros que partem de Santo André, tanto para o Litoral Sul, quanto para o Norte.

De acordo com a Tersa, neste ano, também há maior procura por viagens ao Distrito Federal, para moradores da região que irão acompanhar presencialmente a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1º).

Em São Bernardo, o Terminal Grande Alvarenga projeta que, da média de 500 embarques diários em outras épocas, neste fim de ano, por dia, até 1.700 pessoas devem partir da cidade para outros destinos.

Na noite dessa quinta-feira (29), Jucimar Reis, 40 anos, garantiu a passagem para Goiânia, onde mora sua mulher, filho e toda a família. "Vim em fevereiro (deste ano) para São Bernardo para trabalhar. Estou voltando para casa para passar o Ano Novo em família. Sinto muita falta deles", disse o motorista de caminhão. Para matar a saudade, Jucimar vai encarar 12 horas de estrada rumo à capital de Goiás.

Entre os passageiros, há também quem esteja voltando para casa depois de passar as festas natalinas com parentes aqui da região. Na plataforma B do terminal de São Bernardo, Josefa Maria Alves Martins, 75 anos, aguardava nessa quinta-feira o horário de saída de seu ônibus, com destino a Londrina, no Paraná. "Vim passar uns dias com a família em Diadema", contou. Na viagem, Josefa terá a companhia de seu genro, Edvan dos Santos, 39, que retorna em tempo de passar o Réveillon no Grande ABC.

As administradoras dos terminais recomendam aos usuários que comprem as passagem com antecedência. O uso de máscara de proteção contra o coronavírus é obrigatório para o embarque. Também é recomendável chegar ao terminal, pelo menos, 30 minutos antes da partida do ônibus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;