Setecidades Titulo
Estelionatários são encontrados em Sto.André
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
16/04/2003 | 21:20
Compartilhar notícia


Dois estelionatários que aplicavam golpes por meio de anúncios publicados em mais de 50 jornais de todo o país foram presos na tarde de quarta-feira por investigadores do 2º Distrito Policial de Santo André. A diversidade dos golpes utilizados por Marco Antônio Saldanha, 41 anos, e Rinaldo Donizetti Previato, 34, surpreenderam a polícia. Crédito pessoal, consórcio de motocicletas e carros e aluguel de imóveis no litoral paulista eram os principais estelionatos cometidos.

Os golpes consistiam no contato telefônico da vítima com os estelionatários que publicaram anúncios em veículos no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e até Brasília. Os criminosos ofereciam o serviço e cobravam uma taxa administrativa, cuja quantia era depositada em uma conta em nome de Genivaldo Gomes Cardoso, possivelmente um laranja.

Após as prisões, o telefone tocou duas vezes: eram vítimas que tinham pagado quantias de R$ 100 pelo aluguel de casas de praia no Guarujá. “Eles cobravam cerca de 10% do valor do aluguel ou do empréstimo ou do consórcio como se fosse um seguro, uma taxa administrativa. Depois que as pessoas faziam os depósitos na conta bancária, percebiam que haviam sido enganadas, que não havia casa nenhuma, nem empréstimo ou consórcio”, disse o delegado assistente Marcelo Fortunato Bianchi.

Segundo a polícia, a dupla era investigada havia dois meses, depois de uma denúncia anônima contra Previato. “Na época, nenhuma evidência foi encontrada contra ele. Mas sabíamos que estaria praticando golpes. Não imaginávamos a quantidade e a área atingida, que é todo o Brasil”, disse um investigador.

Quarta-feira à tarde, Saldanha e Previato foram flagrados juntos quando estavam no trânsito, dentro de um Chevette. Após abordagem, a polícia encontrou pistas suficientes no carro contra a dupla: uma agenda com telefones de vítimas, nomes de jornais onde eram publicados os anúncios e um número de conta corrente, onde eram feitos os depósitos das vítimas. Também foi encontrado um dos telefones móveis que aparecia nos anúncios.

A polícia não sabia ainda a quantidade de vítimas lesadas, mas alertou que as que responderam os anúncios nos telefones usados pelos estelionatários (3439-5266 e 6256-2186) entrem em contato com o setor de investigação do 2º DP no telefone 4461-0566.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;