Setecidades Titulo Memória
Em tempos de Natal. Rosacruz, uma instituição. Ela passa por Santo André. Faz história, deixa saudades.

Jonas Taucci nasceu em São Caetano e, na proximidade da festa maior da cristandade, fala de uma instituição também presente na região

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/12/2022 | 06:00
Compartilhar notícia


O som que ficou

Texto: Jonas Taucci

A Fraternidade Rosacruz chegou ao então ABC (hoje Grande ABC) em 1955. Ocupou uma sala alugada na Rua Campos Sales, Centro de Santo André. Ali, por anos, promoveu palestras, cursos, seminários (absolutamente todas atividades gratuitas) e inesquecíveis celebrações natalinas em dezembro, ao som de tradicionais músicas referentes ao Natal (órgão, violino).

A The Rosicrucian Fellowship foi fundada pelo dinamarquês Max Heindel no ano de 1909 na cidade americana de Oceanside (Califórnia).

Em Santo André, a Rosacruz transferiu-se para a Vila Bastos, prosseguindo na divulgação da filosofia Rosacruz por longo tempo.

FUNDADORES

Alguns dos fundadores da Fraternidade Rosacruz em Santo André, e que compuseram suas primeiras diretorias: o casal Armando e Ana Tempera (italianos), Francisco Phellip Preuss (austríaco), António Munhoz, Luís Mário Salvini, Mário Sparapani, Severino Alves Guimarães, Fouad Sayão, Julia Letaif Sayão, José Augusto Pinto Coelho e José Gonçalves Siqueira.

A Fraternidade Rosacruz praticamente encerrou atividades em Santo André, continuando-as nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

NOTA DA MEMÓRIA

Temos informação que a Ordem Rosacruz Amorc mantém atividades no Grande ABC e Baixada Santista. A loja São Bernardo foi homenageada este mês pelos seus 45 anos de atividades. A de São Caetano, na Vila Marlene, vive momentos difíceis, com o risco de perder a sede.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Divulgação: Jonas Taucci

ANOS 50, 60. Fraternidade Rosacruz de Santo André nos tempos da Rua Campos Sales: quinto aniversário celebrado em 14 de maio de 1960

Crédito da foto 3 – Divulgação: Jonas Taucci

1960 – Página da Rosacruz focalizando o núcleo de Santo André, presidida pelo jornalista Severino Alves Guimarães: planos para expansão no ABC

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 22 de dezembro de 1992 – ano 34, edição 8263

MANCHETE – Collor destitui advogado e adia julgamento.

Presidente afastado quer ganhar mais tempo; presidente do processo e do STF, Sydney Sanches, vai designar novo advogado.

GRANDE ABC – Comércio mantém aumento de vendas; começam a faltar brinquedos na região.

FUTEBOL – Bicampeonato consolida ciclo de ouro da melhor equipe do Brasil: domingo, no Morumbi, São Paulo 2, Palmeiras 1.

Na decisão do Campeonato Paulista, Muller e Toninho Cerezo, para o São Paulo, Zinho, para o Palmeiras, marcaram.

Público: 110.887 pagantes e 525 aposentados.

Cobertura: Divanei Guazzeli, editor de Esportes, Sérgio Santorio (texto), João Colovatti (fotos).

EM 22 DE DEZEMBRO DE...

1897 - Nasce Romeu Carollo, em Amparo. Inaugurou o I Grupo de Santo André e faleceu em 1994.

1902 – Problemas no transporte ferroviário. Chuvas causaram desmoronamento na Serra Nova, junto ao quarto plano, na descida de Paranapiacaba. Para evitar baldeação, a São Paulo Railway foi obrigada a transferir a passagem dos trens para a Serra Velha, provisoriamente.

Achava-se exposto na Casa Fashionable, em São Paulo, um rico estandarte da Sociedade Beneficente dos Carpinteiros, Pedreiros e demais classes.

1967 – Clube Comercial de Santo André inaugura sua sucursal em São Caetano: Rua Amazonas, 773, 1º andar.

1977 – Sessenta mil metalúrgicos entram em férias coletivas em São Bernardo e Diadema

SANTOS DO DIA

Francisca Xavier Cabrini (Itália, Lombardia, 1850 – Estados Unidos, Chicago, 1917). Madre Cabrini fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.

Anastácia de Sirmio.

Ciremão, Bispo de Nilópolis, Egito. Mártir.

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de 41 cidades, 19 das quais localizadas no Estado da Paraíba, entre as quais Nazarezinho, Nova Olinda, Olho d’Água, Passagem e Pitimbu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;