Setecidades Titulo Iniciativa
Escolas estaduais participam de formação sobre a Serra do Mar

Coordenadores de unidades de Santo André e São Bernardo aprofundaram saberes em atividades teórica e prática, com direito à trilha na Reserva Suvinil

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
13/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
DGABC/Celso Luiz


Coordenadores pedagógicos de 40 escolas estaduais de Santo André e São Bernardo, inseridas ou localizadas próximo de áreas de preservação ambiental, participaram de formação teórica e prática voltada à biodiversidade e conservação da Mata Atlântica.

Além dos encontros formativos para estes educadores, 313 unidades públicas de ensino das sete cidades da região receberam exemplares do livro Serra do Mar - A bacia do Rio Grande e seu entorno. O material integra projeto promovido pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Fundação Espaço Eco, com patrocínio da Basf.

A riqueza natural preservada no ‘quintal’ da Suvinil, do Grupo Basf, em São Bernardo, foi o ponto de partida da iniciativa junto às comunidades escolares. “Há mais de 11 anos a gente monitora os impactos e indicadores ambientais da empresa. Metade do terreno da fábrica é área de produção e a outra metade é mata. Mas nunca obtivemos indicador desta biodiversidade”, explicou o coordenador de sustentabilidade da Fundação Espaço Eco, Tiago Egydio Barreto, 43 anos. 

A fase de estudos sobre a Reserva Suvinil, como o espaço é conhecido, ocorreu em 2020. Durante a expedição dentro dos limites da própria empresa, em área de 30 hectares – equivalente a 30 campos de futebol –, foram identificadas 200 espécies de flora, 120 espécies de aves, 47 espécies de borboletas e cinco nascentes de água. 

“Isso mostra a importância que um pequeno fragmento tem de conservação. Todo fragmento importa. Essa é uma floresta com espécies que têm nomes, características diferentes”, observou Barreto, que é biólogo.

“A primeira etapa do projeto foi fazer o estudo. E a partir do que a gente encontrou, que foi uma surpresa super positiva, decidimos aliar à questão social, divulgando este conteúdo por meio das escolas, fomentando os educadores para que isso possa ser passado para a sociedade, em especial às crianças”, destacou o diretor de operações do complexo industrial da Basf em São Bernardo, Ricardo Gazmenga. 

MULTIPLICADORES

Os educadores participantes das formações tiveram dois encontros, teórico e prático, para ampliar os saberes sobre a Serra do Mar, seu bioma e trajetórias cultural e econômica. 

Na segunda etapa, os profissionais de São Bernardo percorreram trilha de um quilômetro dentro da Reserva Suvinil. Nesta atividade, puderam conhecer de perto espécies vegetais e características naturais que também fazem parte do cotidiano de muitas das comunidades onde as escolas estão inseridas. 

Eliane Sá Favarão, 53 anos, cordenadora pedagógica da Escola Estadual Marco Antônio Prudente de Toledo, na região de Las Palmas, aprovou a iniciativa. 

“Primeiro porque nossa escola está em área de manancial. Estamos no quintal da Represa Billings. Já trabalhamos muitos projetos relacionados ao meio ambiente, mas o projeto trouxe mais oportunidades, conhecimento. Além do livro, recebemos material do professor com habilidades diferenciadas, interdisciplinares, que vamos colocar em prática a partir do ano que vem”, ressaltou. 

Os coordenadores de Santo André participarão da atividade prática, dentro da Reserva Suvinil, no início do próximo ano. O projeto Serra do Mar é patrocinado pela Basf, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal. 

SERRA DO MAR

O livro lançado pela Horizonte Educação e Comunicação e Fundação Espaço Eco apresenta, em cinco capítulos, a relação entre a região metropolitana de São Paulo e a Serra do Mar, percorrendo reservas naturais, terras indígenas e polos industriais. A obra está disponível para acesso em projetoserrasomar.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;