Setecidades Titulo SENSIBILIZAÇÃO
Semasa lança campanha e gincana de conscientização em Santo André

Ação aborda temas como descarte correto e vandalismo nas lixeiras

Lara Delon
Especial para o Diário
03/12/2022 | 08:17
Compartilhar notícia
Divulgação/Semasa


Com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância de descartar corretamente os resíduos e mostrar a realidade do vandalismo nas lixeiras públicas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou a campanha Santo André Joga Limpo. 

A campanha iniciou com uma esquete teatral com roupas e elementos do futebol, para referenciar ao perípodo da Copa do Mundo e mostrar o uso correto das lixeiras de uma forma mais dinâmica. A ação já percorreu áreas da cidade e, na próxima quarta-feira (7), a interação voltará às ruas, desta vez, na estação Prefeito Celso Daniel, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e nos centros comerciais da Vila Pires, Vila Luzita e Santa Teresinha. Junto às campanhas presenciais, o Semasa também está com ações nas redes sociais, que postaram materiais relacionados ao descarte incorreto e vandalismo nas lixeiras. “Hei, você, meu caro cidadão! Venha fazer parte da nossa seleção. Vamos jogar limpo, jogue limpo Santo André e o nosso time vai mostrar como é que é”, é um dos trechos da marchinha que circula nas redes sociais do Semasa. 

Em relação às gincanas, a ideia é que o Semasa, em conjunto com a ONG (Organização não Governamental) Espaço Urbano, a prefeitura e o Consórcio Intermunicipal do ABC, arrecade produtos Tetra Pak, que são embalagens de leite, suco, entre outras. 

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos: “Nós (Semasa) vamos proporcionar, agora até o final de março de 2023, a possibilidade das pessoas juntarem embalagens e ir até as estações de coleta das 23 comunidades que têm o programa Moeda Verde e Moeda Pet trocar as suas embalagens Tetra Pak, que, até então, não tem valor de comercialização, mas passa a ter valor para trocar por prêmios, como assadeiras e liquidificador. É um estímulo para que a população possa participar, se acostumar a separar esse resíduo e entender que ele é de fato um material reciclável”, afirma Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;