Setecidades Titulo Memória
Festa na comunidade okinawana. Dona Toshi, 110 anos. O exemplo que vem da Vila Curuçá. E um repórter de 91 anos...

O repórter é o professor Alexandre Takara, que cobriu a grande festa da Associação Okinawa de Santo André especialmente para “Memória”

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


A Keirokai

Texto: Alexandre Takara

A Associação Okinawa do Brasil de Santo André realizou domingo (20), na sua sede, Vila Curuçá, a festa de Keirokai em homenagem a 120 associados com mais de 80 anos de idade. Paulo Arashiro, cuja mãe comemorou 110 anos de existência, a mais longeva da comunidade, somou a idade de todos os homenageados e chegou a 10.070 anos de existência! Repito: 10.070 anos. Sou um dos homenageados porquanto comemorei os meus 91 anos.

Brincando com o resultado dessa soma e a título de curiosidade, esse resultado significa que chegamos ao período neolítico (da pré-história), quando ocorreu a primeira grande transformação na História: o homem primitivo passou da caça e da pesca para a de agricultura, que o obrigou a fixar-se num espaço - uma aldeia - e a organizar-se socialmente, criando uma linguagem e códigos de conduta.

Voltando à realidade. O povo okinawano é considerado um dos povos mais longevos do mundo. Eles pautam suas vidas na filosofia de vida, conhecida como Ikigai, que significa: “vale a pena viver”, motivo de os anciãos permanecerem ativos até os últimos dias. Praticam o ichariba chode que significa: “somos irmãos quando nos encontramos”. Tratam-se como irmãos, mesmo quando o encontro se dá pela primeira vez. Daí, os okinawanos sentirem-se pertencentes a uma comunidade. E praticam o yuimaaru, a prática de trabalho em equipe, graças à qual um auxilia o outro.

Exemplos não faltam. Um jovem estudante brasileiro fazia estágio numa universidade de Okinawa. E disse à sua professora que não podia tomar leite com lactose, por lhe causar mal-estar. O que fez essa professora? Foi a um supermercado, comprou algumas caixas de leite sem lactose e lhe ofereceu. O jovem ficou encantado com tanta gentileza.

Esta prática de yuimaaru estende-se ao Brasil? Sim. É o meu caso. Fui submetido a uma operação delicadíssima que me obrigou a isolar-me por mais de um mês. Dois senhores, um dia, vieram ao meu apartamento entregar-me uma pequena fortuna em dinheiro, produto de cotização, para auxiliar-me no pagamento das despesas.

Cito os exemplos de solidariedade para explicar quão longevos somos.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Takashi Iha; divulgação: Paulo Hirofume Arashiro

ANDREENSES. Os homenageados okinawanos na festa do último domingo: em destaque a Sra. Toshi Arashiro, com 110 anos de idade 

DIÁRIO DA COPA

Sérgio Paz, do Memofut.

Diretamente do Catar.

Ele e sua bicicleta.

Crédito da foto 4 – Sergio Miranda Paz

LUZAIL. O estádio da primeira zebra da Copa do Catar: Argentina 1, Arábia Saudita 2 em 22 de novembro de 2022

VIAGEM NO TEMPO

Gustavo Longhi.

Lembranças de todas as Copas.

1958. Brasil campeão do mundo: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar; agachados: Garrincha, Didi, o menino Pelé, Vavá, Zagallo e o massagista Mário Américo 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 27 de novembro de 1992 – ano 34, edição 8242

MANCHETE – Governo volta a controlar os preços dos remédios.

SÃO CAETANO – Adriana Ramos e Mônica Souza lançam o livro “História e Cotidiano”.

SANTOS DO DIA

Nossa Senhora das Graças

Virgílio

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Tabapuã (1919) e de Vargem Grande Paulista (1981).

Pelo Brasil: Esmeralda e São Martinho (RS), Loanda e Pérola d’Oeste (PR); Moraújo e São Gonçalo do Amarante (CE) e Umarizal (RN).

HOJE

Dia Nacional do Combate ao Câncer

Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Em 27 de novembro de...

1902 – Da Agência Navas: Milão, 24. Continua a cair neve. O frio é intenso. De Como a Florença, o Rio Arno, em parte, está gelado.

1957 – Inaugurado, em Santo André, o laboratório da Comissão Municipal de Controle da Poluição das Águas da Bacia do Tamanduateí.

Vivia-se mais um capítulo da história da Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar), que teve à frente o engenheiro Antonio Pezzolo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;