Setecidades Titulo Em Santo André
Começa interdição do Viaduto Castelo Branco para obras de complexo viário

Previsão inicial do Poder Executivo é de que interdição dure 20 meses, até julho de 2024

Da Redação
16/11/2022 | 08:48
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga as Avenidas Prestes Maia, dos Estados e ao bairro Santa Teresinha, não receberá fluxo de veículos até julho de 2024. A interdição começou nessa terça-feira (15). Pela manhã, trânsito na região foi intenso, apesar do feriado da Proclamação da República. A medida é para agilizar as obras do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha.

Com investimento próximo a R$ 150 milhões, sendo parte dos recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Complexo Viário Santa Teresinha iniciou em outubro a confecção dos pilares de passarela metálica e preparação de vigas e colunas que darão sustentação a dois novos viadutos no perímetro, além deles, será entregue três pontes e a substituição da passarela atual para acesso de pedestres e ciclistas.

Agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) são esperados para esta quarta-feira (16). Eles manterão o monitoramento da área, além de fornecer informações para rotas alternativas por meio de placas e sinalizações. O Complexo Viário Santa Teresinha integra o corredor que vem desde São Bernardo até Santo André, passando pelas avenidas Lions e Prestes Maia até a Avenida dos Estados. A obra é a maior em mobilidade urbana desde que a Avenida Edson Danilo Dotto, popularmente chamada de Perimetral, foi inaugurada.

"Vamos dar esse próximo passo a obra, que é um complexo viário que vai resolver de maneira definitiva essa transposição de Santa Terezinha para Utinga, e toda essa região do primeiro para o segundo subdistrito. Vamos fazer uma grande operação utilizando o viaduto de Utinga (Juvenal Fontanella), para ser um canal de escoamento desse trânsito. Mesmo com todas as medidas, sabemos que vai haver transtorno, mas por um bom motivo," afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB), no dia em que anunciou o fechamento do viaduto Presidente Castelo Branco, na última quinta-feira (10).

Segundo o chefe do Poder Executivo, ao menos 5.000 veículos passavam no local por hora, e 3.000 caminhões por dia. Após a finalização das obras, a Avenida dos Estados vai ser alterada, com dois viadutos retirando 70% do volume de tráfego regional. "Resolver de maneira definitiva esse eixo logístico, econômico e importante que é a Avenida dos Estados", afirmou Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;