Setecidades Titulo Memória
O encontro dos memorialistas. Eles fizeram o 15º Congresso. No palco, uma aula do professor Martins. Na tela, a lembrança que começa em 1990.

O 1º dia marcou a retomada de uma festa envolvendo os construtores da Memória do Grande ABC, pensadores que a pandemia separou, mas dos quais não tirou a capacidade de ações coletivas

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


As sete cidades foram representadas no Auditório Heleny Guariba, por quem faz memória. Faltaram: os prefeitos, os vice-prefeitos, os vereadores do Grande ABC, as autoridades judiciais, mas lá estava o professor José de Souza Martins, que afirmou: “Prefeitos e vereadores não conhecem a nossa história”.

O que fazer: é preciso socializar conhecimentos e corrigir informações falsas distribuídas no passado – nominalmente, o professor citou José Luiz Flaquer, o senador famoso.

Outra citação de Martins foi a página Memória do Diário, com o obituário publicado diariamente: “Quem morre no ABC geralmente não nasceu no ABC, não tem raízes na região, daí a importância de se criar uma cultura de integração que envolva a todos”.

O professor enalteceu o operário. Sua capacidade de pensar, de descobrir soluções muitas vezes não encontradas pelos diplomados em cargos de chefia.

Destacou os lugares da memória a serem identificados. Lamentou o apagamento da história. Lembrou as disputas de futebol entre os próprios operários. Recordou conversas com Philadelpho Braz. Rememorou o II Congresso de História, realizado em 1992, em São Bernardo, como um dos mais importantes. E fez verdadeira poesia ao citar as origens de uma roseira que tem em sua casa.

Reconstruiu a fala ouvida de um médico, em conversa com uma paciente.

- Onde dói, senhora?

- Eu estou com dor na mãe do corpo.

Caro leitor, você saberia dizer quem é a mãe do corpo de uma mulher? Martins respondeu, mas não vamos revelar. Sua conferência foi tão importante, minuciosa, detalhista, que merece ser reproduzida palavra por palavra, e distribuída nas escolas, nas fábricas, nas igrejas, nos shoppings, nos sindicatos (patronais e de trabalhadores), em toda parte, em especial nos gabinetes dos nossos políticos, que deram de ombros para o 15º Congresso de História. Congresso que só aconteceu porque os nossos estudiosos não deixaram por menos.

NA TELA - O primeiro dia do encontro contou com um slide show em homenagem a todos que ajudaram a construir o Congresso de História ao longo dos seus 32 anos. Prestaram atenção? Trinta e dois anos. Esse congresso merece respeito.

Crédito das fotos 1 - Rodolfo Albiero 

QUARTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2022. A foto oficial do 15º Congresso de História do Grande ABC. Nos destaques, professor Martins e Ditinho da Congada

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 13 de novembro de 1992 – ano 34, edição 8230

MANCHETE – Collor é denunciado por crime comum.

Procurador Aristides Junqueira responsabiliza presidente afastado por corrupção passiva e formação de quadrilha.

MEMÓRIA – Marcado para a próxima terça-feira (17-11-1992) o lançamento do livro “Antecedentes Históricos do ABC Paulista”, de Wanderley dos Santos.

HOJE

Dia Mundial da Gentileza. 

A ideia de celebrar essa data surgiu em uma conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam o conceito pelo mundo. Mas o movimento só foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.

Fonte: Rodolfo Ribeiro (das redes sociais)

SANTOS DO DIA

Maria Crucifixa Curcio (Itália, 1877-1957)

Estanislau Kostka

Diogo de Alcalá (Espanha 1400 - 1463). Franciscano. Foi missionário nas Ilhas Canárias. Cuidou de enfermos em Roma. Trabalhou de porteiro e na cozinha de vários conventos em seu próprio país.

Eugênio de Toledo

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Anapurus (MA), Cabo Frio (RJ), Dois Irmãos de Buriti (MS), Meruoca (CE), Mirador (PR), Nova Aurora, Palmelo e Santa Tereza de Goiás (GO) e Ubaíra (BA).

EM 13 DE NOVEMBRO DE...

1887 - Criada em São Paulo a Sociedade Libertadora da Província por um grupo de fazendeiros. O objetivo da Sociedade é o de promover a libertação dos escravos sem a desorganização do trabalho agrícola.

1972 – Incêndio destrói as lojas Tecidos Cunha e Debones Modas, na Avenida Francisco Matarazzo, em São Caetano.

1997 - Crise nas bolsas de valores asiáticas atinge todo o mundo financeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;