Setecidades Titulo Memória
Trinta e dois anos depois... ...resiste o Congresso de História... ...em busca da regionalidade. Começa o ciclo número 3... ...somatória das sete cidades.

O 15º Congresso de História do Grande ABC será realizado esta semana em Santo André e o sociólogo Jorge Magyar, que participou dos 14 congressos anteriores, é o convidado do programa Memória na TV

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


No programa do DGABC-TV, são lembrados detalhes de todos os congressos, a começar do I, em 1990, que inaugurou o Museu de Santo André, hoje denominado Museu Octaviano Armando Gaiarsa.

No programa, é lida a abertura de um artigo do professor Alexandre Takara publicado no Diário poucos dias após a realização do I Congresso. Escrevia o professor, que aos 91 anos se prepara para participar do 15º Congresso:

O ABC cresce em dois sentidos, para o futuro e para o passado. Para o futuro, com suas empresas, sua tecnologia de ponta e seu movimento sindical. Para o passado, à procura de suas raízes, da sua história e da sua identidade. Esse foi o propósito do I Congresso de História da Região do ABC.

A importância do GIPEM

Jorge Magyar conta, na entrevista, que o propósito do I Congresso já visava a integração entre as sete cidades, mas que ninguém tinha certeza do que viria nos anos seguintes. Aconteceria o II Congresso? Quem sabe fosse possível realizar, de tempos em tempos, um congresso em cada uma das sete cidades.

E não é que a fórmula deu certo e o projeto do professor José de Souza Martins, com o apoio entusiástico do então prefeito Celso Daniel, frutificou...

Para isso, rememora Jorge, foi de fundamental importância organismos como o Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória), sucedido pelo Consórcio Intermunicipal, que tem realizado os mais recentes certames.

“O Gipem começa a pensar o Grande ABC regionalmente. Talvez se o I Congresso não acontecesse, em 1990, o Museu de Santo André não fosse criado, pelo menos naquele momento”, reflete Jorge Magyar na entrevista.

A foto com uma boa parte dos participantes do I Congresso ilustra a entrevista. Sempre que surge a oportunidade, “Memória” republica a foto, como hoje. E a cada publicação, a constatação de que vários daqueles personagens já não estão entre nós.

MAUÁ

A entrevista do Jorge também é ilustrada com trechos de um belíssimo vídeo com os principais momentos do 12º Congresso de História do Grande ABC, promovido e realizado por Mauá em 2013. São cenas emocionantes.

NO AR

A entrevista de Jorge Magyar, convidando à participação do XV Congresso de História do Grande ABC, está no site do Diário: www.dgabc.com.br. 

Pode ser assistida também no “face” da “Memória” (endereço no cabeçalho da página) e no Youtube.

A programação completa do XV Congresso, que começa nesta quarta-feira, dia 9, também está no “face” da “Memória”, administrado pelo designe gráfico Paulo César Teixeira, na sucessão da jornalista Cecília Del Gesso.

 

Crédito da foto 1 – Jonathan Toledo

Crédito da foto 2 – Renato Rodrigues (em memória)

FOI HÁ 32 ANOS. Jorge Magyar com o folder do I Congresso de História do Grande ABC elaborado pelo artista Casé Nagot e um grupo de participantes reunidos no novíssimo Museu de Santo André em 15 de agosto de 1990

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 8 de novembro de 1992 – ano 34, edição 8226

MANCHETE – Tarifas podem subir menos que inflação.

Governo também emprestará 250 milhões de dólares a pequenas empresas.

HOJE

Dia Mundial do Urbanismo

Dia do Radiologista

SANTOS DO DIA

Isabel Catez ou da Trindade

Godofredo

Deodato

Beato João Duns Scoto

Severo, Severiano, Carpóforo e Vitorino, os “Quatro Mpartires Coroados”.

Johann von Staupitz

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, aniversariam: Guaimbê e Piacatu.

Pelo Brasil: Guarani de Goiás (GO), Ibiporã (PR), Jaguaribe (CE), Miranorte (TO), Monte de Gameleiras e Parelhas (RN), Nova Canaã (BA), Piancó (PB) e Rancho Queimado (SC). 

EM 8 DE NOVEMBRO DE...

1827 – Império ordena à Província de São Paulo medidas para acolher imigrantes a serem enviadas pela Corte. As primeiras famílias alemãs chegam em 1828 e são encaminhadas à Colônia de Santo Amaro.

1892 – Bernardino de Campos, presidente do Estado, assina o título de propriedade da família Medici, instalada desde 1877 em São Bernardo.

1972 – Aberta concorrência pública para construção do prédio que abrigará o Fórum de Mauá.

1977 – Guarda Municipal de Santo André é incorporada à Prefeitura, com um contingente de 182 homens.

Faculdade de Direito de São Bernardo decide manter o curso matutino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;