Setecidades Titulo Apologia
UFABC investiga aluno que vestiu roupa nazista

À Polícia Civil, estudante disse que não sabia da origem do símbolo em moletom

Heitor Mazzoco
Do Diário do Grande ABC
06/11/2022 | 09:50
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes Sociais


A UFABC (Universidade Federal do ABC) investiga um aluno que estava vestido de moletom com símbolo associado ao nazismo no campus de Santo André. O caso ocorreu na última semana. 

À Polícia Civil, o estudante de 21 anos disse que não sabia que o símbolo se tratava de algo relacionado ao nazismo. “A reitoria da UFABC formalizou um relato sobre o ocorrido à ouvidoria e à Comissão Disciplinar discente, instâncias internas responsáveis por apurar e tomar eventuais medidas referentes ao caso”, disse a assessoria de imprensa da instituição na sexta-feira (4). 

O símbolo em questão é o “sol negro”. Em um vídeo que ganhou repercussão nas redes sociais, o aluno diz saber que a imagem era usada por nazistas para rituais místicos. De acordo com a UFABC, alunos da instituição reconheceram o símbolo e denunciaram o estudante. 

“Imediatamente após tomar conhecimento do caso, no sentido de garantir a integridade física de todas as pessoas que circulavam no ambiente e de apurar as primeiras informações referentes à situação, dirigentes da universidade foram ao local indicado. Ao ser identificado, o estudante foi chamado para uma conversa com estes dirigentes, que também foi acompanhada por dois representantes de entidades discentes que estavam no local. Na ocasião da conversa, o estudante pediu desculpas pelo ocorrido e retirou a vestimenta que carregava o símbolo nazista”, disse nota da UFABC. 

“Na sequência, o referido estudante, acompanhado pelo chefe de gabinete da Reitoria e pelo chefe da segurança comunitária da UFABC, foi ao encontro dos demais estudantes e reforçou seu pedido de desculpas. No mesmo momento em que discentes e representantes do corpo dirigente da UFABC dialogavam sobre a situação, a reitoria tomou conhecimento de que o caso teria sido denunciado à polícia. As autoridades policiais conduziram o estudante à delegacia para esclarecimentos”, continua nota da instituição. Na delegacia, o estudante prestou depoimento e teve celular apreendido. 

A UFABC disse ainda repudir apologia ao nazismo – que é crime. (Nazistas) “são criminosos e inaceitáveis e que a universidade está permanentemente atenta para encaminhar medidas legais cabíveis.” “A universidade destaca, ainda, que os propósitos institucionais e pedagógicos que sustentam sua existência estão, diuturnamente, à serviço da construção de uma sociedade crítica, democrática, inclusiva, respaldada pela ciência, que priorize a coletividade e que esteja sempre alinhada às práticas voltadas ao bem-comum”, finaliza a nota. 

O nazismo durou entre 1933 e 1945 na Alemanha, à época comandada por Adolf Hitler. A invasão da Polônia por tropas nazistas foi o estopim para a 2ª Guerra Mundial. A antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foi decisiva para frear o avanço das tropas de Hitler na Europa. Com a derrotada da Alemanha, o nazismo chegou ao fim. Ao fim da guerra, o mundo soube das atrocidades nazistas, como campos de concentração onde judeus foram forçados a trabalhar em condições desumanas. Milhares foram mortos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;