Esportes Titulo São Caetano
Azulão recebe Náutico em jogo de risco

São Caetano aposta suas últimas fichas para escapar do
rebaixamento na Série B do Brasileirão a partir das 16h20

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
12/11/2011 | 07:34
Compartilhar notícia


A partir das 16h20, diante do Náutico, no Anacleto Campanella, o cronômetro do São Caetano para escapar do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro estará acionado. O jogo é uma decisão no sentido mais restrito da palavra para o time comandado por Márcio Araújo. É que além de enfrentar o vice-líder, terá nas duas últimas rodadas Vitória (fora) e Criciúma (em casa), equipes que também sonham com o acesso à elite.

Com as duas derrotas seguidas - Guarani e Goiás -, após sustentar invencibilidade de dez jogos, o Azulão (44 pontos) voltou a transitar nas últimas colocações (16º lugar) e não tem outra alternativa a não ser conquistar os três pontos para ganhar fôlego extra e tentar escapar da Série C nos dois últimos compromissos.

A equipe do Grande ABC poderia ter se livrado da degola em rodadas anteriores se não tivesse perdido pontos importantes, sobretudo quando atuou como mandante. Na última vez que jogou diante de sua torcida, foi derrotada pelo Guarani. Se tivesse vencido, estaria com 47 pontos. Pelos cálculos de Márcio Araújo, com 48 é possível garantir a permanência na Segundona. Ou seja, hoje o time poderia estar necessitando apenas do empate para seguir na Série B na temporada 2012. Os pernambucanos precisam vencer para garantir o acesso, mas podem até perder, desde que Vitória e Bragantino não vençam seus jogos contra Goiás e Criciúma, respectivamente.

Diante do Goiás, em Goiânia, na rodada anterior, o time demonstrou excesso de cautela e acabou derrotado.Márcio Araújo concorda que a equipe poderia ter sido mais ousada, mas nega que a derrota para o Guarani tenha mexido com o emocional do grupo. "Sabíamos que mais cedo ou mais tarde o time ia perder. É difícil ficar invicto por tanto tempo. É importante perder, porque corrige o que não deu certo, mas o grupo está tranquilo e ciente do que tem de fazer", afirmou.

Preto Costa volta de suspensão e atua ao lado de Domingos. Ele substituirá Eli Sabiá, que recebeu o terceiro amarelo diante do Goiás. No ataque, Geovane e Ricardo Xavier brigam pela vaga de Nunes, contundido. Para Márcio Araújo, o Náutico deve mudar a característica e jogar fechado.

 

Excesso de confiança prejudicou time, diz Preto Costa

 

De volta à equipe após cumprir suspensão, o zagueiro Preto Costa avalia que as duas derrotas seguidas do São Caetano - diante de Guarani e Goiás - estão associadas ao excesso de confiança e à falta de atenção.

"Vínhamos de dez jogos sem derrotas e pode ter ficado a impressão de que íamos ganhar quando quiséssemos. Vi isso no jogo com o Guarani. O time perdeu um pouco a concentração. Precisamos ficar ligados o tempo todo e jogar com tranquilidade, porque temos 90 minutos para tentar vencer o Náutico", analisou o zagueiro, que caminha para a 13ª partida com a camisa do Azulão. Detalhe: quando venceram o São Caetano, os jogadores do Guarani estavam sem receber salários e surpreenderam com boa aplicação tática e entrega nos 90 minutos.

Para Preto Costa, nas atuais circunstâncias é melhor para o Azulão enfrentar equipes que lutam pelo acesso do que as que brigam para não cair. "É melhor, porque quem está lá embaixo às vezes tem incentivo financeiro e dificulta mais."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;