Setecidades Titulo Levantamento
Santo André mapeia número de animais de estimação de catadores

Indicação feita pela vereadora Ana Veterinária faz parte de pesquisa realizada pelo Semasa

Da Redação
11/10/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Semasa/Divulgação


Santo André conta agora com um estudo quantitativo, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), com o número de animais de estimação de catadores de recicláveis. Denominado Pesquisa para Mapeamento dos Catadores de Material Reciclável, o projeto entrevistou 843 trabalhores, dos quais 32,1% relataram que possuem animais de estimação, entre cães, gatos e cavalos. 

O levantamento localizou 1.201 catadores, sendo que 348 (29%) se recusaram a responder o questionário.

Além do quantitativo dos animais, a pesquisa também abordou o tipo de alimentação e o estado de saúde dos bichos. Foi possível saber, por exemplo, que dos 323 cachorros, 110 (34,1%) são castrados, e 233 (72,1%) são vacinados. Em relação aos 312 gatos, mais da metade, 162, são castrados, enquanto 180 (57,7%) estão vacinados.

O levantamento foi realizada em 2021 pela empresa Painel Pesquisas e Consultoria, por meio de entrevista direta com os catadores que atuam no município. A vereadora Ana Veterinária (União Brasil) foi responsável por indicar o mapeamento dos animais junto ao Semasa. 

A veterinária, que atende de forma voluntária animais de catadores, afirma que diante do estudo o poder público poderá planejar mais ações e políticas tanto para os catadores quanto para seus pets. “É como sempre digo, saúde humana e saúde animal caminham juntas,” disse ela.

A pesquisa avaliou também o tipo de alimentação servida aos animais de estimação dos catadores. Dentre os tutores de cachorros, 81,5% servem ração, 12,3% dão sobra de comida familiar e 6,2% ofertam comida feita. Já em relação aos gatos, 62,6% oferecem ração, 20,7% sobras de comida e 16,7% alimentam seus felinos com comida feita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;