Cultura & Lazer Titulo
Ribeirão apresenta progressos em dança
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
27/11/2002 | 20:17
Compartilhar notícia


Tendo como fio condutor as propostas do coreógrafo e teórico Rudolf Laban (1879-1958), o espetáculo Arte... Facto integra a Mostra de Trabalhos Coreográficos de Ribeirão Pires. Esta quinta é o último dia para assistir ao espetáculo, que está em cartaz no Teatro Euclides Menato (av. Brasil, 193. Tel.: 4828-1512), às 20h. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).

Dez coreografias compõem Arte... Facto, que congrega 97 alunos de 9 a 50 anos das oficinas de dança do Centro Educacional e Cultural Ayrton Senna. Bárbara Machado, Fábio Farias, Michelle Navarro, Solange Borelli e Yáskara Manzini assinam a concepção coreográfica. A direção geral é de Solange Borelli.

Nascido em Bratislava, atual capital da Eslováquia, Laban criou método que “tenta resgatar o que cada bailarino tem em seu acervo motor e histórico e trazer esses elementos para o movimento”, diz Solange. “Constrói-se o espetáculo a partir do que cada um tem a oferecer como expressão. Quem dá a referência é o intérprete. Quem amarra a coreografia deve estar atento ao que cada um quer dizer com o movimento.”

Apesar de trabalhada por cinco pessoas, há uniformidade na concepção coreográfica. Há alunos que estão há até três anos nas oficinas. “Arte... Facto é o resultado de um ano de um grande laboratório”, diz. As coreografias são distintas: “Cada professor foi por um caminho”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;