Setecidades Titulo Reforço
Governo de SP abre concurso para 3.500 vagas na Polícia Civil

Autorização para seleção foi publicada no Diário Oficial de ontem; São 552 postos para delegados e mais de 1.000 para investigadores

Heitor Mazzoco
Do Diário do Grande ABC
10/09/2022 | 08:52
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo de São Paulo planeja abertura de concurso público para selecionar 3.500 profissionais para Polícia Civil. A autorização para o processo seletivo foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição de ontem. De acordo com a publicação, o governo contratará 552 delegados, 116 médicos legistas, 249 peritos criminais, 1.250 investigadores e 1.333 escrivães para todo Estado de São Paulo. A publicação do governo não especifica o número de vagas por região e quando os interessados poderão se inscrever. 

O governo paulista, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que a distribuição de vagas será feita pelas secretarias de Governo e Orçamento e Gestão. “Sendo parte mediante ampliação das vagas nos concursos em andamento e parte em concursos novos”, disseram em nota. 

“O governo de São Paulo tem tido vitórias importantes contra o crime organizado, com a prisão de traficantes importantes. Aqui em São Paulo, quem tem que ser valorizado é a polícia, não o crime. A glamourização é da polícia e não do crime. Quem vai amarelar é o crime, não a polícia de São Paulo”, disse o governador Rodrigo Garcia (PSDB). 

O delegado seccional de Santo André, Francisco José Alves Cardoso, afirmou que o número de vagas abertas para delegados poderá cobrir todo Estado. 

“O governo está fazendo o possível para ir, aos poucos, preenchendo as vagas. As 552 vagas para cargo de delegado, por exemplo, dão para suprir todas as cidades de São Paulo. É um passo importante”, disse. 

EM ANDAMENTO 

De acordo com o governo estadual, há ainda outros concursos em andamento, que devem preeencher mais 8.559 cargos, com nomeação e posse previstas a partir de dezembro deste ano. 

“Para a Polícia Militar serão selecionados 5.500 soldados e 220 oficiais. Para a Polícia Civil, 1.600 escrivães, 900 investigadores e 250 delegados. E para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, 189 médicos-legistas”, disse o governo de São Paulo, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa. O Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) afirma que o déficit de vagas na Polícia Civil é de 15,8 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;