Setecidades Titulo EXPLORAÇÃO
Homem é preso por maus-tratos de animal em sítio de Rio Grande da Serra

Uma mula usada para prática de olaria foi encontrada com ferimentos graves

Lorena S. Ávila
Do Diário do Grande ABC
28/07/2022 | 09:38
Compartilhar notícia
Divulgação / DPFAUNA


Um senhor de 76 anos foi preso, na tarde desta terça-feira (27), por maus-tratos de animal no sítio Maria Joana, no bairro Pedreira, em Rio Grande da Serra. Ele mantinha em cativeiro uma mula de 30 anos que era usada para olaria, prática de fabricação de tijolos.

A denúncia chegou na Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires e foi encaminhada para a Secretaria do Meio Ambiente de Rio Grande da Serra, que apurou o caso presencialmente junto à GCM (Guarda Civil Municipal), que levou o homem para a delegacia. A mula foi resgatada pelo DPFAUNA, Departamento de Proteção Animal de Ribeirão.

De acordo com a veterinária Maria Helena Cavallari, que presta atendimento ao animal, ele foi encontrado completamente sujo e com diversos pontos de sangramento e ferimentos, incluindo um bem próximo dos olhos, que ela suspeita ser um tumor. Imagens mostram o bicho magro e totalmente debilitado para exercer qualquer tipo de trabalho. Para além disso, a veterinária reportou que a mula estava muito arredia e traumatizada. 

Ao ser interrogado, o senhor admitiu que a mula amassava o barro e puxava o moinho por horas. Ele produzia cerca de 1kg de tijolos por mês e, segundo falou em depoimento, faz isso apenas “para não pensar na vida”. As autoridades constataram que o senhor sofre de vulnerabilidade psicológica e sugeriram a procura de tratamento.

A pena para maus tratos de animais silvestres é menor do que para maus tratos de animais domésticos, podendo imputar prisão de 6 meses a 1 ano, enquanto para maus tratos de cães e gatos, essa pena sobe para 2 a 5 anos. Contudo, o homem responderá em liberdade por crime de menor potencial ofensivo e poderá pagar multa.

Os demais moradores da propriedade não foram indiciados. A mula está recebendo medicação e após recuperação será doada para um novo cuidador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;