Setecidades Titulo Punição
Multa por uso de celular no trânsito sobe até 153%

Quatro das sete cidades da região apresentam aumento nas punições aos motoristas que dirigem e falam ao telefone

Lorena S. Ávila
Do Diário do Grande ABC
19/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito)mostram aumento de multas aos motoristas flagrados ao celular enquanto dirigem.Em toda região do Grande ABC, a alta foi de 11,2% no primeiro semestre deste ano - em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados mostram que 1.942 multas foram aplicadas de janeiro a junho. Já em 2021, 1.746 infrações foram registradas. Em todo Estado de São Paulo, o aumento foi de 160%. 

Das sete cidades da região, Mauá, São Caetano, Santo André e São Bernardo registraram aumento de infrações. 

Mauá foi o munícipio com o maior aumento: 153%. De 62, no primeiro semestre de 2021, para 157, nos seis primeiros meses deste ano. Na sequência, São Caetano aparece com alta de 50,84% - de 177 para 267.

O aumento das autuações em Santo André variou 19,34%, saltando de 641 para 765. Por fim, São Bernardo subiu 516 para 548, o que representa aumento de 6,2%. 

EFEITO LOCKDOWN

Para o diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, Juan Carlos Sanchez, a alta pode estar relacionada com o retorno gradativo da atividade econômica, depois de períodos de restrições diante dos casos de Covid-19. 

“No primeiro semestre do ano passado, nós ainda estávamos vivendo a terceira onda da Covid. Já neste primeiro cenário de 2022, não temos mais esse componente”, disse Sanchez. O diretor, no entanto, considera a situação preocupante diante do aumento de chances de acidentes.

“O motorista não tem como interagir com o celular e prestar atenção simultânea ao que acontece no trânsito. Isso é uma combinação muito perigosa”, disse. 

RISCO MAIOR

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o uso de celular na direção aumenta em 400% a possibilidade de acidente. Isso porque o nível de distração é equivalente ao de dirigir alcoolizado.

O Código de Trânsito Brasileiro classifica o uso de celular, enquanto uma das mãos está no o volante, como infração média, resultando em perda de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com multa de R$ 130,16.

Também entra nessa mesma categoria o uso de fones de ouvido. Mas o uso do celular para trocar mensagens, por exemplo, com as duas mãos no aparelho, é classificado como infração gravíssima, podendo acarretar sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

QUEDA

Na contramão dos dados das quatro cidades, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra registraram queda no número de autuações por utilização de celular por motoristas enquanto dirigem. A maior queda foi em Rio Grande da Serra, 71,2% (de 125 para 36). 

Em Ribeirão Pires foram 66 multas aplicadas em 2021. No primeiro semestre deste ano, 39, o que representa uma diminuição de 41%. Em Diadema, a queda foi de 18,23% (159 para 130 multas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;