Setecidades Titulo Homenagem
Diocese convoca mulheres para dar suporte à Igreja

Dom Pedro Cipollini falou sobre a criação de conselho em missa de louvor a Nossa Senhora do Carmo

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
17/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo, localizada na região central de Santo André, realizou ontem homenagem ao dia de sua padroeira. Centenas de fiéis acompanharam a celebração, presidida pelo bispo dom Pedro Carlos Cipollini. Ao final da solenidade, foi instituído o Conselho Feminino Diocesano, que terá, entre as missões, levar o olhar das mulheres para contribuir nas ações promovidas pela Diocese andreense. 

“Em todas as missas celebramos Jesus, mas à Maria, que está tão pertinho de Jesus, pedimos intercessão. Pedimos para ela interceder diante de Deus, rezar por nós, pela nossa Igreja, para que tenhamos uma sociedade em que todos sejam incluídos”. declarou o bispo. 

“Nossa Igreja tem se esforçado para ressaltar o papel da mulher. A figura de Maria é tão importante na história da salvação. A figura da mulher, também, é tão importante no processo de evangelização, ontem, hoje e sempre. Por isso, com esse conselho feminino, um grupo de mulheres vai poder assessorar o bispo, a pastoral da nossa Diocese, ajudando a refletir com a visão feminina sobre as realidades que vivemos e inspirando a ação de nossa Igreja. Creio que assim estaremos muito mais unidos a Maria”, destacou dom Pedro Carlos Cipollini. 

O Conselho Feminino da Diocese de Santo André, que tomou posse por período de três anos, conta com 13 mulheres que atuarão de forma consultiva e permanente. 

Mércia Aparecida da Silva Ferreira, 56 anos, é uma das integrantes do novo conselho, tarefa que recebeu com alegria. “As mulheres que foram convidadas representam várias pastorais e segmentos religiosos. A intenção é assessorar dom Pedro, ter essa expressão e olhar feminino sobre as questões da Diocese no Grande ABC, considerando as problemáticas que as mulheres enfrentam, trazendo as realidades para que a Diocese possa se posicionar, possa traçar ações que venham a atender às reais necessidades das mulheres”, observou. 

RETOMADA

Esta foi a primeira solenidade em homenagem a Nossa Senhora do Carmo promovida pela Catedral Diocesana de Santo André após o fim das restrições estabelecidas pela pandemia do coronavírus. “O ano passado nós tivemos (celebração), mas com grupo mais reduzido de participantes, com certa limitação ainda. Esta é a primeira sem limitações neste tempo de pandemia. É emocionante e significativo ter uma festa grande e ver a comunidade de fé reunida. Claro que com preocupações que a Covid-19 ainda gera, mas com muita alegria de ver a igreja lotada”, comentou o padre Joel Nery, páraco da Catedral Nossa Senhora do Carmo e vigário geral da Diocese de Santo André. 

O presidente da Câmara Municipal andreense, Pedrinho Botaro (PSDB), até ontem prefeito interino da cidade durante licença do prefeito Paulo Serra (PSDB), acompanhou a celebração. “Nossa Senhora do Carmo é padroeira de nossa catedral, que é uma referência para o Grande ABC. Sou paroquiano daqui, então é uma alegria participar e representar o poder público, mostrando que a Prefeitura mantém o diálogo inter-religioso”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;