Setecidades Titulo Mudanças
Praça dos Meninos perde referências nipônicas

Inagurada em 1975 em homenagem aos imigrantes, local está em estado precário e moradores pedem revitalização

Renan Soares
Especial para o Diário
16/07/2022 | 08:40
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As constantes reformas da Praça dos Meninos, na avenida Caminho do Mar, no Rudge Ramos, em São Bernardo, fez com que o espaço, aos poucos, perdesse as características com inspirações nipônicas, o que incomada moradores da região.

Moradora do bairro há mais de 10 anos, Marisa Mella, de 54 anos, apaixonou-se pela beleza da praça, principalmente após estudar o impressionismo e as obras de Claude Monet, figura que representava em sua arte o japonismo. Porém, as obras de Monet, visualmente parecidas com a praça em sua inauguração, já não representam tão bem o local.

"Se você olhar nas pinturas de Monet, há aquela mesma ponte. A representação do jardim japonês", disse a moradoraao falar sobre umadas características originais da praça, a ponte de madeira sob um riacho. "Resolvi me manifestar e entrei em contato com a Prefeitura, só que até agora eles não me deram retorno", disse.

A ponte de madeira, constantemente fotografada em ensaios de noivas (por este motivo o local também é conhecida na região como "praça das noivas"), já não existe, dando lugar a uma ponte de cimento.

"É uma pena estarmos perdendo isso, já que o portal representava o passado e o presente. Eles tiraram e colocaram a placa que fariam manutenção porque estava com cupim. Isso já faz mais de dois anos", afirmou Marisa.

A moradora ainda aponta que as pedras, elementos do jardim japonês, sofrem com atos de vandalismo.

Moradores estão aflitos com a situação da praça. Para quem conheceu nas últimas décadas, deve puxar na lembrança momentos vividos nos passeios feitos na área.

Há ainda o péssimo estado das luminárias da praça, além de que, em certas partes do local, o piso se sobressai por conta da raiz de uma das árvores, o que cria riscos de acidentes.

HISTÓRICO

Inaugurada em 23 de dezembro de 1975 pelo prefeito Geraldo Faria, a Praça dos Meninos foi construída no local do campo do Meninos Futebol Clube, chamado desta forma por conta do primeiro nome do atual bairro Rudge Ramos.

Times grandes como o São Paulo FC (em 1968) jogaram no local, segundo o memorialista padre Paulo Afonso, em arquivo enviado ao Memórias, coluna do Diário.

Ademir Medici, jornalista, escritor e memorialista, também contribuiu para o registro histórico da praça. Segundo ele, a praça foi construída pela Proserv, uma das empresas de economia mista criadas no governo de prefeito Geraldo Faria, que comandou a cidade entre 1973 e 1977.

O Meninos FC mudou-se para os galpões da antiga Retorcedeira Ipiranga, logo acima da praça, após uma troca junto à Prefeitura pelo espaço do campo de futebol.

A intenção do Paço era instalar um jardim japonês no local, o que ocorreu.

Conforme o arquivo fornecidos pelo Centro de Memória, naquele momento se aprofundavam os laços com o país oriental. Tokuyama, província de Yamaguchi, no Japão, foi declarada cidade-irmã de São Bernardo em 1973.

LEMBRANÇAS

A história de proximidade entre a praça e os japoneses vai, lentamente, se expressando apenas por meio de placas atualmente. O portal, grande estrutura que ficava na outra extremidade da praça, não existe mais. Hoje, apenas buracos cimentados no chão indicam que ali era o seu local.

OUTRO LADO

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, a praça passa no momento por manutenção, como plantio de grama, limpeza e pintura. De acordo com a asesoria de imprensa do Poder Executivo, "a administração também prepara projeto de reforma do local. As intervenções incluem a revitalização do espaço, bem como a recuperação dos símbolos históricos do local", disse a nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;