Setecidades Titulo
Empresa apresenta na região arma que paralisa com choque
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
16/12/2003 | 22:25
Compartilhar notícia


Um novo armamento, capaz de imobilizar um criminoso com ondas elétricas, foi apresentado na manhã desta terça para integrantes da Prefeitura de São Caetano. Trata-se da pistola norte-americana Taser, utilizada desde o ano 2000 por membros da segurança pública de 26 países, como o próprio Estados Unidos, Canadá e vários representantes da Europa.

Cerca de 12 voluntários, entre policiais e moradores, participaram nesta terça da demonstração do equipamento de choque não letal, que poderá ser vendido aos órgãos de segurança do governo brasileiro a partir do ano que vem. O procedimento de utilização da pistola é teoricamente simples: através de uma mira laser, o policial aciona o gatilho da arma, que lança dois dardos e imobiliza a pessoa imediatamente, por aproximadamente 30 segundos.

A distância para o disparo tem de ser de, no mínimo, 7 metros. O dardo libera uma descarga elétrica, cujo impacto atinge também quem estiver próximo do alvo.

Segundo o instrutor da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul e representante da empresa fabricante, Dempsey Magaldi, o uso do novo dispositivo é controlado e apenas órgãos oficiais de segurança poderão comprá-lo. “A munição é numerada, tornando-se 100% gerenciável. Outra vantagem é que os dardos paralisam a pessoa instantaneamente”, afirmou.

Representantes da Guarda Municipal de São Caetano, São Bernardo e Diadema estiveram na apresentação e aprovaram o equipamento. “Não há perigo de morte e a arma dá tempo hábil ao guarda para fazer a imobilização. Isso proporciona mais detenções e menos violência”, disse Clóvis Carvalho, sub-comandante da Guarda de São Caetano. O preço, porém, pode ser um obstáculo: cada pistola custa R$ 2,5 mil e cada dardo, R$ 100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;