Setecidades Titulo Próximo só em 2029
Eclipse total da Lua é registrado
por munícipes da região

Fenômeno foi avistado a olho nu entre a noite de domingo e a madrugada de ontem

Renan Soares
Especial para o Diário
17/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


O primeiro e único eclipse total da Lua no ano de 2022 foi avistado entre a noite de domingo e a madrugada de ontem em várias partes do mundo, incluindo o Grande ABC. De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno começou exatamente às 23h27 (de Brasília) e à 0h29 a Lua ficou totalmente encoberta. O evento pôde ser avistado a olho nu e foi registrado por diversas pessoas. 

Além do Brasil e América do Sul, outras regiões do planeta, como países da América Central e parte da América do Norte, África e Europa, também acompanharam o fenômeno.

O eclipse aconteceu porque o Sol, a Terra e Lua estiveram alinhados e a Lua passou na sombra da Terra. A sombra chegou a encobrir totalmente a esfera da Lua em certo ponto da madrugada. O evento também fez com que o satélite ficasse avermelhado, fenômeno que ocorre porque não há incidência direta da luz do Sol. Especialistas explicaram que é a mesma situação que torna o pôr do Sol avermelhado. 

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, relata que a quantidade de poeira e nuvens na atmosfera também foi importante para o evento, pois quanto maior a quantidade destes elementos, mais avermelhada a Lua apareceria, formando o fenômeno conhecido como Dispersão de Rayleigh.

“Esse eclipse da Lua foi o que se pode chamar de ‘triplo-total’ para os brasileiros, pois foi um eclipse total da Lua e totalmente visível em todo o Brasil. Foi totalmente visível porque a Lua esteve acima do horizonte (e alta no Céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral”, afirma a Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

No Grande ABC, internautas registraram o fenômeno, que pôde ser visto com clareza nas sete cidades da região, e enviaram as imagens para o Diário, com a que ilustra esta reportagem, enviada por Fernando Ninja, de Santo André.

De acordo com o Observatório Nacional, o próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;