Setecidades Titulo
Campanha do 'Diário' reúne mais de 3 mil assinaturas
Delmar Marques e Luciana Schneider
Da Redaçao 
29/05/1999 | 18:48
Compartilhar notícia


A Campanha por Segurança promovida pelo Diário já reuniu 3.381 assinaturas de apoio por meio de abaixo-assinado em que os moradores do Grande ABC pedem medidas efetivas para reduzir os alarmantes índices de criminalidade na regiao. Escolas, estabelecimentos comerciais, indústrias, associaçoes de bairros, entre outras entidades, estao recolhendo assinaturas e enviando ao jornal.  

O comerciante de Santo André Gilberto Wachtler, por exemplo, produziu 10 mil panfletos com ofertas oferecidas em seu supermercado - Primavera - e no verso do folheto imprimiu o abaixo-assinado da campanha. Ele espera coletar perto de 280 mil assinaturas. "Há alguns anos, tive problemas com assaltos. Já fui roubado 13 vezes. Hoje melhorei o sistema de segurança do meu comércio, mas sei que nao basta ter segurança somente aqui. Por isso, temos de reivindicar um maior efetivo da polícia para combater a violência", disse. "É preciso também que haja investimento em equipamentos, uma abrangente campanha de desarmamento e novas políticas de segurança pública", afirmou.  

Debate - Paralelamente à coleta de assinaturas, o Diário promoveu na última quinta-feira um debate entre o sociólogo Luís Eduardo Soares, subsecretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, com pessoas representativas do meio político, empresarial e social da regiao para discussao do crescimento da violência.  

Soares falou sobre as medidas que estao sendo adotadas no Rio, onde o governo investiu cerca de R$ 6 milhoes na criaçao de um distrito policial modelar, a Delegacia Legal, incluindo o desenvolvimento de softwares para controle das operaçoes e a instalaçao de um banco de dados central que terá as indispensáveis informaçoes para que seja desenvolvida uma política de segurança pública naquele Estado.  

"Sem informaçoes, nao existe política de segurança pública", enfatizou. O presidente da Associaçao Comercial e Industrial de Sao Bernardo, Walter Moura, lamentou, na ocasiao, que Sao Paulo esteja perdendo para o Rio as iniciativas que possam contribuir para a reduçao da violência. "Desse jeito, quando as medidas cariocas surtirem efeito os bandidos vao se mudar para cá", afirmou.  

A Delegacia Legal desenvolvida no Rio contará com instalaçoes para funcionamento de tribunais de pequenas causas, para o Ministério Público e para a Defensoria Pública.

Campanha - Quem quiser participar da Campanha por Segurança pode entregar o abaixo-assinado nas bancas de jornais da regiao ou na sede do jornal. É possível ainda enviá-lo via fax ou Internet. Todas as assinaturas serao levadas ao governador Mário Covas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;