Esportes Titulo
Santo André vence Sport e 'chega' a zero ponto
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
12/06/2004 | 23:00
Compartilhar notícia


É preciso recomeçar do zero. A vitória do Santo André sobre o Sport – 2 a 0, neste sábado à tarde, no Bruno Daniel – apagou os três últimos pontos negativos de um total de 12 que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva aplicou ao clube do Grande ABC. Na quinta-feira, o STJD julga o recurso contra a punição que levou a equipe local à lanterna da Série B do Brasileiro.

O Santo André ainda permanece em último, mas, se o tribunal voltar atrás e interpretar que o zagueiro Valdir e o atacante Osmar não atuaram irregularmente no início da Segundona, o time entra na briga pela vaga à próxima fase.

O contraste é que o Ramalhão – ameaçado pelo descenso à Série C – pode até conquistar o título nacional diante do Vitória ou Flamengo nas finais da Copa do Brasil. São as incoerências dos bastidores. “Agora, começamos a disputar efetivamente o campeonato”, disse o técnico Péricles Chamusca, ao se referir às atuais circunstâncias.

Nos primeiros instantes, Chamusca viu que o Santo André tomou algum sufoco do Sport. Isso durante dez ou 15 minutos. Depois disso, os donos da casa descobriram o ponto de equilíbrio, mas algo mais para que pudessem desmontar a forte marcação pernambucana.

Não faltaram chances para os dois lados. Se não fosse a ousada intervenção do goleiro Júlio César, aos 27, ao desviar um chute de Alecssandro, livre na frente do camisa 1, o Sport teria chegado lá. Mas, se Alex, sozinho na área, também tivesse conferido um inteligente passe de Élvis, aos 45, a história teria sido outra já na primeira etapa. O eficiente zagueiro decidiu avançar, mas, no toque final – ele e mais ninguém na pequena área dos rivais – mandou nas nuvens.

“Mudamos para muito melhor no segundo tempo”, reconheceu Péricles Chamusca. Das tribunas, o comandante, que cumpre um gancho de dois meses, passava recados ao coordenador Sérgio Soares. Este não parava de gritar na beira do gramado. “Aprendemos a superar mais um desafio, o campo molhado, pesado, escorregadio. Reclamar de quê? É pior se você pensa que a chuva e barro vão te atrapalhar. Aí você derruba o próprio astral”, supõe Chamusca, que viu um novo filme – bem mais descontraído e criativo – na etapa complementar.

Tanto é verdade que, logo aos dois minutos, o persistente Romerito abriu a contagem num lance que ele mesmo iniciou na esquerda. Depois de executar um longo lançamento para Élvis na direita, o armador recebeu de volta e completou de cabeça: 1 a 0.

Aos cinco, Élvis, sempre combativo no meio-campo, fechou o resultado ao concluir um cruzamento do lateral Nelsinho. “Eles vieram para cima da gente, mas conseguimos neutralizá-los”, analisou o capitão Dedimar. O próximo adversário do Santo André pela Série B é o Bahia, sábado, em Salvador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;