Setecidades Titulo Coluna Memória
Paranapiacaba. A entrada da Vila. A Sociedade Lyra da Serra. Na Padaria do Mendes... ...a casa da Família Ferroviária...

Nosso destino era o Estádio do Serrano, o mais antigo do Brasil. Pelo caminho, o secretário Fábio Picarelli foi mostrando outros pontos da velha/rejuvenescida cidade. E em cada parada, muitas histórias...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/03/2022 | 05:23
Compartilhar notícia


Crédito das fotos 1 a 4 – Projeto Memória

ERA 4 DE MARÇO DE 2022

1 – A entrada da Vila Ferroviária, depois de uma viagem de cinco quilômetros em estradinha de terra que nasce na Estação Campo Grande: em amarelo, a igreja Assembleia de Deus ao lado da antiga padaria do Mendes

2 – Conjunto que forma a Sociedade Recreativa Lyra da Serra, cuja atração maior era o seu cinema: os imóveis são os próximos a serem restaurados

3 – No interior da antiga padaria do Mendes, a Família Ferroviária, exposição idealizada por Eric Tadeu Lamarca: em cada cômodo, a reconstituição de um lar dos velhos tempos

4 – Em cada janela, um olhar ao passado. Cai a neblina que lembra a fábula da noiva portuguesa impedida de se casar com o filho do engenheiro-chefe inglês: toda neblina simboliza seu véu branco e as lágrimas que caíram...

DIÁRIO HÁ 50 ANOS
Sábado, 11 de março de 1972 – Ano 14, edição 1789

ESPECIAL – Entre as árvores anãs, vive o velho samurai Matsumoto. Em uma ampla área arborizada, Riuichi Matsumoto leva uma vida tranquila criando carpas e cultivando pinheiros orientais, orquídeas, cogumelos e dedicando-se à avicultura. Um paraíso a Colônia Mizuho, no bairro Cooperativa, em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 11 de março de 1992 – ano 33, edição 8016

CHAFARIZ URBANO – O rompimento de adutora no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, alegrou a criançada, que brincou em meio a jatos d’água de até 10 metros. Foto: J. B. Ferreira

CULTURA & LAZER – Edson Celulari estreia amanhã (12-3-1992), no Teatro Municipal de Santo André, a peça “Calígula”.

MEMÓRIA – Simpósio prepara o II Congresso de História do Grande ABC.

EM 11 DE MARÇO DE...

1922 – Iolanda Panselli Capitanio nasce na Linha Jurubatuba, do Núcleo Colonial de São Bernardo, hoje bairro Assunção.

Crédito da foto 5 – Álbum familiar

DONA IOLANDA. Aos 102 anos, a mais antiga moradora nascida no bairro Assunção

1957 – Estavam em greve os funcionários da Sociedade Elni Produtos Manufaturados Ltda, de São Bernardo, motivados pela dispensa de 300 empregados.

De prontidão o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de São Bernardo, presidido por Felipe Cordeiro.
Numa das assembleias, os grevistas pediram que fosse alterado o nome da rua da fábrica, a Avenida Elni, e optaram pela denominação de Avenida Redenção.

O pedido foi levado à Câmara Municipal pelo vereador Geraldo Faria Rodrigues.

Rotary São Caetano celebra seu sexto aniversário e homenageia o padrinho, Paiva Azevedo, do Rotary Santo André.

2017 – Reaberta a capelinha Santo Antonio, no bairro dos Casa. Linda. Toda restaurada. Obra sagrada dos moradores locais.

SANTOS DO DIA
Constantino
Santos Rufo e Zózimo
Eulógio de Córdoba
Sofrônio de Jerusalém

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Angatuba. Fundado em 11-3-1862 e elevado a município em 1885, quando se separa de Itapetininga.

Pelo Brasil: em Alagoas, Chã Preta; no Maranhão, Governador Eugênio Barros e Mata Roma; no Paraná, Guaraqueçaba; em Santa Catarina, Ibirama; e em Pernambuco, Jupi e Mirandiba

Falecimentos 

Guerino Bianchin
(Santo André, 5-11-1926 – 6-3-2017)
Há cinco anos, Memória noticiava a partida do rhodiano e artista plástico Guerino Bianchin: foram 28 anos de Rhodia e muitas obras artísticas, várias das quais expostas no saguão do Teatro Carlos Gome, em 1996.

Santo André

Oneyda Terezinha Alonso, 92. Natural de Promissão (São Paulo). Residia no bairro Casa Branca, em Santo André. Dia 7. Memorial Jardim Santo André.

Zilda Terezinha dos Santos Gabriel, 88. Natural de São Bento do Sapucaí (São Paulo). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 7. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Francisca Clara de Sousa Pereira, 94. Natural de Jaicós (Piauí). Residia no Parque Terra Nova 2, em São Bernardo. Cemitério dos Casa.

Januário de Camargo, 89. Natural de Itapecerica da Serra (São Paulo). Residia no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo. Dia 4. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Lúcia Scimini Gomes, 93. Natural de Agudos (São Paulo). Residia em Indaiatuba (São Paulo). Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Giuseppe D’Anna, 88. Natural da Itália. Residia no bairro Cerâmica, em São Caetano. Dia 5. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Teruko Osuka, 87. Natural do Japão. Residia no Centro de Diadema. Dia 5. Memorial Jardim Santo André.

Deusdet Cordeiro dos Santos, 86. Natural de Vitória da Conquista (Bahia). Residia no Jardim Inamar, em Diadema. Dia 3, em Santo André.

Mauá

Josias Passos Lopes, 67. Natural de Piritiba (Bahia). Residia no Jardim Miranda D’Aviz, em Mauá. Dia 5, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Osvaldir Coelho, 67. Natural de Ibaiti (Paraná). Residia na Vila Suíça, em Ribeirão Pires. Dia 4. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;