Setecidades Titulo Ritual
Igreja fica lotada na missa da Quarta-Feira de Cinzas

Diocese de Santo André dá início à Quaresma e à Campanha da Fraternidade; bispo pede oração para a Ucrânia

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
03/03/2022 | 00:03
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Grande público acompanhou ontem a missa de Quarta-Feira de Cinzas realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André, que marcou o início da Campanha da Fraternidade 2022 nas cidades do Grande ABC e nas igrejas católicas de todo o Brasil. A celebração, comandada pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini, contou com o Rito de Imposição de Cinzas e deu início à Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, tempo de reflexão, caridade, confissão e penitência para os católicos.

“Na Quarta-Feira de Cinzas, escutamos no Evangelho de Mateus: Jesus que faz referência à esmola, à oração e ao jejum. A esmola está associada à partilha dos bens. Dar esmola é aprender a partilhar. A oração nos coloca em relação direta com Deus. E o jejum nos prepara e nos capacita para orar e partilhar, viver na justiça”, reflete dom Pedro. Segundo ele, são posturas que visam novas relações do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus. “É o modo de agir no amor, na justiça, na paz e na amizade social, conforme ensina o papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti”, argumenta.

Logo depois da homilia (discurso após a leitura do Evangelho), o bispo realizou a bênção das cinzas para em seguida promover a imposição delas na testa de cada pessoa. Dom Pedro explicou que a Igreja realiza esse rito da imposição como sinal de penitência e arrependimento, ao proferir a frase de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. As cinzas recordam a nossa origem e nosso fim. 

Organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) desde a década de 1960, a Campanha da Fraternidade 2022 apresenta o tema Fraternidade e Educação e o lema Fala Com Sabedoria, Ensina Com Amor, que trata do foco na educação integral da pessoa humana. O tema não é inédito, uma vez que as campanhas de 1982 e 1998 abordaram o assunto.

“A exemplo de Jesus, nós, seus discípulos, somos chamados a interessarmos pela educação. Educação para todos, a fim de que todos possam ter mais vida e vida com dignidade. Educar é humanizar. Começa na família, passa pela escola e vai pela vida afora”, conclama dom Pedro.

O bispo da Diocese de Santo André também aproveitou a celebração e pediu que todos rezem pela paz na Ucrânia “Queremos rezar para que esse conflito insano termine o mais rápido possível”, finalizou dom Pedro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;