Economia Titulo Off-line
Sites da Americanas.Com e Submarino ficam fora do ar; existe suspeita de hacker

Empresa divulgou notas nas quais fala em 'acesso não autorizado' às duas páginas

Das Agências
22/02/2022 | 08:49
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os sites das plataformas de e-commerce Americanas. Com e Submarino estão fora do ar desde a madrugada de sábado após ter sido identificado um 'acesso não autorizado', de acordo com nota oficial das empresas. As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S.A e até o fechamento desta edição seguiam indisponíveis.

"A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível", diz o texto.

Na manhã de ontem, usuários reclamaram por meio das redes sociais pelo fato de os serviços oferecidos pelas plataformas, como acompanhamento de entregas, não estarem disponíveis.

Até o início da noite de ontem não havia previsão para que os sites fossem restabelecidos. Embora possa haver suspeitas, ainda não há confirmação oficial sobre ataque hacker.

A empresa soltou outro comunicado ao mercado ressaltando que as atividades nas lojas físicas "não foram afetadas".

"A Americanas S.A. (Companhia), em observância ao disposto na resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) número 44/21, em complemento às informações já divulgadas por meio do comunicado ao mercado de 19 de fevereiro de 2022, informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20 de fevereiro) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando", dizia a nota da empresa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;