Setecidades Titulo SOS Bairros
Raízes invadem condomínio e causam problemas para moradores de São Bernardo

Calçada e a caixa do esgoto do local foram atingidas; Prefeitura promete podar árvore

Heitor Agrício
Especial para o Diário
04/02/2022 | 08:18
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


Os moradores do Condomínio Itália, localizado na Rua Reginalda Campodonio Dias, no bairro Assunção, em São Bernardo, vêm sofrendo com as árvores que ficam na calçada do empreendimento. As raízes e galhos têm causado diversos problemas, desde instabilidade na rede elétrica até invadir o piso do condomínio.

Maricy Franco, 61 anos, é a síndica do local desde 2013 e disse que os problemas causados pela vegetação não são recentes. "Tivemos que entrar em contato com a Prefeitura do município diversas vezes por conta delas (árvores). Em 2015 pedimos a poda e substituição, em 2018 tivemos que pedir novamente por conta dos galhos na fiação da rua e, em 2019, mais uma vez", enumerou Maricy.

A moradora informa que um dos problemas mais preocupantes são as raízes que, além de destruírem a calçada, chegaram a invadir o jardim do condomínio e a caixa de esgoto do local. " A Prefeitura só realiza ação de poda quando é cobrada, mas não age em relação às raízes", diz a síndica,

Em relação aos galhos, Maricy informa que, principalmente durante as chuvas e ventanias, a energia do condomínio normalmente acaba ou apresenta instabilidade. "Em 2019 os galhos que crescem em meio aos fios chegaram a pegar fogo por conta da eletricidade", relata. Maricy comenta que apenas a pouca manutenção que vem sendo prestada no local não está sendo o suficiente para sanar os problemas gerados pelas árvores. "Para resolver a situação eles teriam que substituir as árvores por novas mais adequadas, pois essas, mesmo podando, crescem demais e as raízes são muito grossas e vão continuar dando problema."

Por meio de nota, a Prefeitura disse que vai resolver o problema. "A Secretaria de Serviços Urbanos já acionou a Enel (concessionária de energia elétrica) para realização de ação conjunta na região e, no momento, depende apenas do retorno da concessionária, responsável pela realização de podas e rebaixamento de copas de árvores em fiação elétrica." 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;