Setecidades Titulo Novas pistas
Santo André entrega obra do Complexo Cassaquera

Trecho de 1,7 quilômetro do córrego foi canalizado e ganhou duas pistas com três faixas em cada sentido

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
30/01/2022 | 04:23
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Há pelo menos 30 anos os moradores de Santo André, em especial os do bairro Centreville e do Parque Gerassi ouvem falar da canalização do Córrego Cassaquera e de uma via que ligasse as avenidas Giovanni Batista Pirelli e Valentim Magalhães. A obra, que parecia nunca sair do papel, finalmente ficou pronta depois de um ano e sete meses de intervenções, e será entregue hoje à população, em cerimônia marcada para iniciar as 10h.

A obra do Complexo Cassaquera contemplou a canalização de trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região. Além disso, foi criado um novo sistema viário na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello até a Rua Fernando Costa. A iniciativa vai melhorar a ligação das avenidas Giovanni Batista Pirelli e Valentim Magalhães, criando nova opção para os motoristas que queiram, por exemplo, acessar o Rodoanel. A nova estrutura conta com duas pistas (de três faixas em cada sentido) e sete travessias sobre o córrego.

Ao todo, a obra teve aporte de R$ 41 milhões financiados por meio do CAF (Corporação Andina de Fomento). O valor foi utilizado para as intervenções no córrego e no entorno, e parte do financiamento deverá ser utilizado para solucionar problemas sociais. A ideia é que seja criada mais uma cooperativa de catadores de material reciclável na cidade.

“Uma obra que transformou esta região e traz, agora, dignidade para as famílias que esperaram por anos a canalização do córrego e sofreram tanto com as enchentes. Além disso, novo viário que vai impactar na mobilidade urbana, desafogando o trânsito e garantindo fácil acesso ao Rodoanel. Qualidade de vida e transformação deste local, que faz diferença na vida da nossa gente”, destacou o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

A expectativa da Prefeitura e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável por tocar a obra, é que o complexo melhore a região como um todo, promovendo desenvolvimento e atraindo empresas. “Além de trazer mais bem-estar e qualidade de vida à população, as obras do Complexo Viário Cassaquera valorizaram os imóveis e serão fundamentais para fomentar o comércio da região, trazendo novos serviços e geração de trabalho e renda”, afirmou o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A obra de canalização do córrego Cassaquera ainda prevê compensação ambiental. A administração prevê plantar cerca de 700 árvores frutíferas e florísticas na região, além de gramas e plantas de diversas espécies, o que pode beneficiar sete bairros do entorno, que somam 35 mil moradores.

Após pedido dos moradores do local, a Prefeitura também construiu, em toda a extensão das obras, uma faixa para ciclistas. O espaço para a circulação de bicicletas fica entre o começo da Avenida Giovanni Battista Pirelli e segue até a Rua Louis Armstrong. Parte do traçado deverá ser de uso exclusivo para bicicletas e outra deverá ser compartilhada com pedestres, na calçada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;