Setecidades Titulo Orientação
Estado recomenda restrição a eventos com aglomeração

Região volta a registrar mais de 400 pessoas internadas com Covid depois de cinco meses

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
13/01/2022 | 00:44
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A alta no número de pacientes com Covid internados no Estado fez com que o governador João Doria (PSDB) recomendasse ontem aos municípios que limitem a 70% a ocupação em eventos que promovem aglomeração, como shows musicais e festas. Em coletiva, o tucano rechaçou restrições de funcionamento ao comércio neste momento e limitou a 70% o público nos jogos do Campeonato Paulista – leia mais em Esportes. No Grande ABC, Santo André e Rio Grande da Serra informaram que vão seguir a orientação do Estado, enquanto as demais ainda vão discutir o assunto.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre 29 de dezembro e terça-feira, o número de pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) subiu 58%, passando de 1.096 a 1.727. Já a alta na enfermaria foi de 99%, de 1.712 para 3.413.
As cidades do Grande ABC também sentem o reflexo da variante ômicron e das festas do fim do ano. De acordo com dados da SP Covid Info Tracker, plataforma gerida por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da USP (Universidade de São Paulo) e do Cemeai (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), o número de pacientes com Covid nas UTIs saltou 87,1% entre 1º de janeiro e ontem, passando de 116 para 217. Já na enfermaria o número mais que dobrou,,passando de 101 para 231, alta de 128,7%. No total, são 448 pessoas acamadas, algo que não ocorria no Grande ABC desde 30 de agosto de 2021, quando eram 413 internados.

“O governo do Estado reforça recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo e deliberação dos médicos que compõem o Comitê Científico do Estado de São Paulo, o governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid”, comentou João Doria.

A Prefeitura de Santo André informou que vai seguir integralmente as orientações do Estado. “A restrição de público em eventos esportivos e culturais foi uma sugestão do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, enviada por meio de ofício ao governo do Estado na terça-feira. Portanto, Santo André seguirá o Plano SP e acatará as medidas da restrição”, explicou a administração chefiada por Paulo Serra (PSDB), que também é o presidente do colegiado de prefeitos.

Rio Grande da Serra divulgou que vai seguir as recomendações do Estado. São Bernardo disse que vai discutir o assunto internamente nos próximos dias e São Caetano aguarda a próxima reunião do Consórcio para anunciar uma decisão. Diadema também vai levar a pauta ao colegiado. Ribeirão Pires disse que “não realiza grandes eventos que seriam viáveis para a limitação de público”. A Prefeitura de Mauá não respondeu até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;