Cultura & Lazer Titulo
Mostra: drama ataca yuppies norte-americanos
Cássio Gomes Neves
Da Redaçao
27/10/2000 | 19:41
Compartilhar notícia


  No que depender da programaçao deste sábado da 24ª Mostra Internacional de Cinema, está aberta a temporada de caça aos calcanhares de Aquiles da sociedade norte-americana. Dois dos mais esperados filmes produzidos nos Estados Unidos, país cujas fraquezas inspiraram seus roteiros, contam com exibiçao em Sao Paulo.

Das duas fitas, Psicopata Americano é declaradamente a mais ofensiva às estruturas democráticas da grande potência. É obra de Mary Harron, que já desconsertara ícones ao filmar Um Tiro para Andy Warhol, que retratava a história de Valerie Solanas, feminista cujo feito mais famoso foi um atentado à mao armada a Andy Warhol, criador da pop art.

Em Psicopata, o recurso de centralizar a pressao social e moral dos Estados Unidos no indivíduo foi extraído do romance homônimo de Bret Easton Ellis. O longa promove uma radiografia sobre a figura do yuppie, símbolo de sucesso na cultura capitalista. Patrick Bateman é um jovem nova-iorquino sem razoes para reclamar de sua carreira profissional. Trabalha inclusive em Wall Street, o vaticano do culto aos cifroes.

O sujeito deixa de ser "perfeito" quando revela um borrao capital em sua personalidade. Ele é capaz de matar. Numa sociedade que dá o troco na mesma moeda - a pena de morte -, Bateman e seu comportamento dúbio precisam se manter acima de qualquer suspeita.

A sentença de condenaçao que Ellis, no livro, e Harron, no filme, assinam é absoluta e profética. A ameaça da volta à cena do ultra-direitismo está impregnada no executivo assassino. Ele degola prostitutas e mendigos, como se convertesse em realidade a utopia dos homens justos por natureza, por meio de uma "seleçao natural".

Do clube de iconoclastas, o diretor Steven Soderbergh terá seu mais recente filme, O Estranho exibido também hoje. O teor corrosivo começa já no título original da fita, The Limey, que faz referência a um apelido dado a marinheiros que consomem doses excessivas de suco de limao para prevenir o escorbuto.

O filme é também o encontro de dois ases do cinema independente, Terence Stamp e Peter Fonda, na pele de ex-condenados que nao acreditam nos órgaos de justiça dos Estados Unidos e recorrem às armas. Ambos sob o comando de Soderbergh, responsável pelo filme-denúncia Erin Brockovich, por Irresistível Paixao (no qual o crime era rodeado de charme e compensaçoes) e pelo premiado sexo, mentiras e videotape.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;