Setecidades Titulo Em Ribeirão Pires
Sino centenário é furtado de capela em Ouro Fino

Equipamento de 1900, que pesa cerca de 50 quilos, foi retirado de altura de 8 metros

Heitor Agricio
Especial para o Diário
17/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Um sino centenário da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Ouro Fino, em Ribeirão Pires, foi furtado na quinta-feira da semana passada. O equipamento contava com sistema manual de operação e era badalado em feriados santos e na celebração das missas realizadas no local. Para roubar o objeto, que ficava em uma torre do lado de fora, os criminosos tiveram de subir altura de aproximadamente oito metros para retirar a peça, que estava presa em uma estrutura de madeira e ferro. 

Feito de bronze, com 50 centímetros de diâmetro e pesando cerca de 50 quilos, o sino foi fabricado em 1900 e chegou a ser avaliado em R$ 25 mil, sem o peso histórico da peça. O objeto estava na capela Santa Cruz desde 1910 e foi levado para a nova capela em 1950, época em que foi construída.

Alisson Araujo, 36 anos, é coordenador geral da pastoral da paróquia Santa Luzia, e conta que no dia do furto pensou que o objeto havia sido retirado para manutenção. “Quando passei e reparei a falta do sino, pensei que o padre poderia ter mandado tirar para colocar uma estátua de Nossa Senhora, que acompanhava ele (sino). Só nos demos conta do furto no sábado, na hora de celebrar a missa”, relata.

As missas continuam normalmente, mas os fiéis sentem a falta do sino aos fins de semana. “Tem dois senhores que ajudaram a colocar o sino, e o pai deles cuidava desde a antiga capela. Então, dá um sentimento de tristeza muito grande em todos nós. Não é um objeto que podemos simplesmente comprar outro e colocar no lugar. Existia todo o valor sentimental e histórico do sino para a capela”, lamenta o coordenador da pastoral.

A capela fica localizada em Ouro Fino, às margens da Rodovia Índio Tibiriçá, e realiza  missas aos sábados e domingos pelas manhãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;