Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Diadema libera vacina para moradores de outras cidades

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Medida está em vigor e desobriga comprovante de endereço para receber imunizante contra Covid


Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC

30/11/2021 | 00:01


Diadema flexibilizou ontem o programa municipal de imunização ao retirar a necessidade de apresentação do comprovante de residência para receber a vacina contra Covid. Agora, qualquer pessoa que tiver os critérios de elegibilidade poderá tomar qualquer uma das doses na rede municipal de saúde da cidade. A medida, que também será implantada na Capital, não tem previsão para ser adotada em outros municípios do Grande ABC, conforme informaram as outras prefeituras. 

O Paço de Diadema alega que busca com a iniciativa ampliar a vacinação e garantir o acesso ao imunizante para aqueles que trabalham, estudam ou circulam pela cidade. Ainda segundo a Prefeitura, a adoção da resolução só foi possível por conta de “mudança em relação ao processo de distribuição das grades de vacina aos municípios”. Questionado pelo Diário sobre a alteração, o Estado negou a informação e reforçou que “o atual critério de distribuição das doses as cidades se mantém. Os imunizantes são enviados conforme o número de habitantes”. 

Santo André, São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não devem liberar a vacinação para moradores de outras cidades, justamente pelo critério de distribuição do governo estadual. “A vacinação contra a Covid é ofertada apenas para moradores da cidade, uma vez que os municípios recebem lotes de vacinas destinadas à população-alvo, com a quantidade da faixa etária prevista pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, esclareceu a Prefeitura de São Bernardo em nota. Mauá foi o único município que não se manifestou sobre o tema.

O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Acácio Miranda, revelou que a instituição ainda não discutiu o tema, e que o assunto só entrará em pauta caso não haja nenhuma manifestação do governo federal. 

Para receber qualquer dose da vacina contra Covid em Diadema é preciso apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF . 

ESPECIALISTAS APROVAM

O acesso universal da vacinação contra Covid é visto como ação positiva pelo fundador do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente), José Ribamar Branco. “O principal ponto que precisamos destacar é que medidas como essa que foi adotada em Diadema só foram possíveis porque não está faltando vacina no País. Quanto maior número pessoas estiverem vacinadas, melhor será para o Brasil. Então precisamos estimular e facilitar esse processo”, explica o especialista.

Para a coordenadora da vigilância em saúde de Diadema, Franciele Finfa da Silva, a flexibilização nas regras da aplicação das doses também busca aumentar a cobertura vacinal. “O município de Diadema entende que garantir a vacinação da população é a forma mais eficaz e comprovada para combater a pandemia causada pelo coronavírus, juntamente com outras medidas de distanciamento e controle sanitário. Por isso, é fundamental que as pessoas retornem para receber a dose de reforço no prazo estabelecido, para que possamos reduzir a cadeira de transmissão da doença e o surgimento de novas variantes”, finaliza a coordenadora.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;