Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A água do Grande ABC. A Billings que surpreendeu um alemão. A fonte do Taboão, a fonte do Pilar...


Ademir Medici

29/11/2021 | 07:00


Primeiro, o anúncio. Saiu no Correio Paulistano, um jornal que foi importante, com oficinas e redação na Capital São Paulo, e que deixou de circular faz tempo.

Em 1921, o ‘reclame’ impresso informava que a fonte do Taboão era a única das 30 fontes da Capital livre da poluição.

Poluição em 1921? Pois é, poluição. Taboão ficava – e fica – no limite entre São Paulo e o Grande ABC. Hoje, o urbanizado Taboão divide-se, geograficamente, entre Diadema e São Bernardo. Fonte e pedreira do Taboão pertenciam a um empreendedor chamado Alfredo Bernardo Leite, hoje nome de rua no Centro do Taboão, que, à época, residia na Capital e aqui mantinha os seus negócios.

O TEMPO PASSA
O sistema hídrico do Grande ABC chamou a atenção da Light, geradora de energia elétrica, que formaria a Represa Billings – um reservatório quase centenário e desconhecido em outras paragens, como declarou o sociólogo Thomaz W. Fatheueur, do Partido Verde alemão, à repórter Viviane Raymundi, do Diário, em 1991:

“Conhecemos bem a questão da Amazônia, mas ninguém na Alemanha imagina que em São Bernardo, conhecida pelas multinacionais, existe um lugar como este (a Represa Billings), conforme o Diário, 4 de dezembro de 1991.
Fatheueur velejou pela Billings. Foi fotografado pelo saudoso Paulo de Souza. Ficou de escrever um artigo sobre a Represa Billings. Provavelmente escreveu, talvez sem saber que São Bernardo de tantas indústrias também engarrafou e comercializou água mineral.

ÁGUA SÃO BERNARDO

Foi famosa, entre nós, entre os anos 50 e 60, a Água Mineral São Bernardo, com fonte nos arredores da antiga Vila Baeta Neves, ao lado do atual Estádio do Baetão, ferida de morte pelos chamados lençóis freáticos contaminados.
A mesma poluição que, em 1970, deu fim a outra fonte de água natural, a famosa biquinha da Vila São José, cuja água foi considerada imprópria para o consumo, como tantas outras de toda a área urbana do Grande ABC.
Uma bela exceção vinha de Ribeirão Pires. O bairro da Quarta Divisão, quase na divisa com Suzano, possuía, em 1991, 13 fontes de água mineral. A industrializada Água Pilar vinha daí.
Neste novo milênio, informa a empresa: “Há mais de 60 anos a Água Mineral Pilar mantém uma relação de respeito e amor à natureza, pois é dela que extraímos a puríssima água mineral que levamos a milhares de consumidores em todo o País”.
A água do Grande ABC. Da Fonte Taboão de 1921 à fonte Pilar de 2021. E o futuro, como será?

ENQUANTO ISSO...
Vamos ao teste – ou sugestão de pesquisa: você, avô; você, avó: mostre ao seu neto e à sua neta por onde passa o córrego do seu bairro. Se possível, tire uma foto e envie aqui para a Memória, mesmo que o córrego esteja entubado pelo progresso.
Você, cidadão do bairro Taboão, da parte de Diadema ou de São Bernardo, seria possível encontrar vestígios da antiga pedreira e da sua fonte ou mina d’água? Olha, que dá.
Gente da Quarta Divisão, as 13 fontes citadas nesta Memória, resistem ao progresso? Onde ficam? Tire uma foto para a memória de Ribeirão Pires.
Amigo leitor: ajude a entender a formação hídrica deste Grande ABC sempre em processo de transformação. 

Em 29 de novembro de...

1916 – Grupo Escolar de São Bernardo, hoje Museu Octaviano Gaiarsa, de Santo André, organiza a festa do encerramento das aulas.

1921 – A General Electric dava início às suas atividades industriais no Brasil.

Nota – Anos depois, a multinacional abria unidade em Santo André, na Avenida Industrial.

1956 – Em Belbourne, na Austrália, desenvolvia-se a 16ª Olimpíada. No boxe, pesos-galo, o jovem Eder Jofre é desclassificado ao perder, por pontos, para o chileno Claudio Barrentios.

n No Pacaembu, Santos 1, Juventus 0, gol de Tite. O ataque santista era formado por Tite, Jair, Pagão, Del Vecchio e Pepe.

Nota – O menino Pelé, que marcara seu primeiro gol como profissional em Santo André, em 7 de setembro de 1956, era ainda reserva. O ataque histórico – Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe – levaria um bom tempo para ser formado.

1981 - Conrado Bruno Corazza, de São Bernardo, eleito o engenheiro emérito do ano pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Grande ABC.

1991 – Quebra-Nozes estreia no Teatro Municipal de Santo André: bailado baseado em Tchaicovsky. Direção: Marisa Ballarini, com a Orquestra sinfônica Jovem de Santo André e Grupo Quartie Latin.

Santo André realizava a 14ª Feira da Bondade, no Parque Duque de Caxias, antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel. Promoção: Apae.

1996 – Linha de passageiros Santos-Jundiaí faz sua última viagem no trecho da Serra do Mar. No dia seguinte é desativada por tempo indeterminado – o que chega a 25 anos hoje.

O Diário há meio século

Domingo, 28 de novembro de 1971 – ano 14, edição 1702

Diarinho – Informava Odair José Bigliazzi, o criador e primeiro editor do suplemento infantil do Diário:

Foi bastante festiva e colorida a reunião de entrega de prêmios aos vencedores do I Concurso de Desenho Infanto-Juvenil Diarinho/Prefeitura de São Caetano.

O encontro foi realizado nos jardins do Palácio da Imprensa, sede do Diário.

Santos do dia

Saturnino de Tolouse. Viveu no século III

n Iluminata. Mártir. Viveu na Itália no século IV.

n Paramão (ou Paramon) e companheiros.

Hoje

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de Promissão, município criado em 29 de novembro de 1923, terra natal do professor Alexandre Takara; e do Mirante do Paranapanema (1954).

 E mais: no Paraná, Araruna, Laranjeiras do Sul, Mariluz, Presidente Castelo Branco, Renascença, Santa Izabel do Oeste e Vitorino; em Santa Catarina, Chapadão do Lageado; no Maranhão, Lago Verde; na Bahia, Malhada; e na Paraíba, Natuba.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;