Cultura & Lazer Titulo
Videoteca do Memorial destaca figurino de Edith Head
Do Diário do Grande ABC
07/03/2000 | 14:17
Compartilhar notícia


Durante 29 anos ela comandou o departamento de figurinos da Paramount, nos anos dourados de Hollywood. Edith Head só usava discretos tailleurs em tons neutros. Mas se houve uma mulher que influenciou a moda por meio do cinema foi ela. Criando os modelitos para estrelas como Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Audrey Hepburn, ela praticamente ditou a moda que as mulheres deveriam usar - e usavam. Todas as debutantes americanas do começo dos anos 50 copiaram o vestido de camadas em tule que Liz usou no clássico "Um Lugar ao Sol", de George Stevens.

Edith criou os figurinos para mais de 1.100 filmes. Foi recordista de indicaçoes para o Oscar - recebeu 35 e oito vezes levou a estatueta dourada para casa. A Videoteca do Memorial da América Latina também resolveu lembrar o Dia Internacional da Mulher exibindo os filmes que a tornaram famosa. O ciclo começou no dia 1º e vai até 24. Nesta quarta e quinta-feira reserva atrativos especiais para as (os) interessadas(os).

"Edith Head veste Grace Kelly" é a programaçao desta quarta, que mostra dois clássicos de Alfred Hitchcock - "Janela Indiscreta" e "Ladrao de Casaca". Grace é considerada a suprema criaçao de Edith, que lhe ensinou tudo - andar, manter a pose, segurar a cauda do vestido. Você que já viu os filmes de HItchcock poderá vê-los agora de um jeito diferente - de olho nos figurinos.

Quinta-feira, Edith Head veste Audrey Hepburn - e aqui entramos no terreno da controvérsia. Serao exibidos dois filmes em vídeo: "Sabrina" e "Cinderela em Paris", o primeiro, de Billy Wilder e o segundo, de Stanley Donen. Na verdade, Audrey foi vestida no primeiro por um certo Givenchy, mas isso nao impediu Edith de assinar os modelos (nem de ganhar mais um Oscar para sua coleçao). Ela era uma sábia. Sabia que nao era a melhor estilista, mas tentava ser a mais inteligente. Fez escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;