Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Torneio aquático marca retorno do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia

Celso Luiz/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Evento simboliza a retomada das atividades no equipamento, após fechamento do hospital de campanha montado no local; 350 atletas participaram da competição


Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC

20/11/2021 | 15:55


A piscina do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, recebeu na tarde de ontem o torneio regional da Federação Aquática Paulista. O evento marcou a retomada das atividades no equipamento, que ficou fechado e durante mais de 500 dias recebeu hospital de campanha no ginásio principal, com 190 leitos para atender pacientes da Covid-19. Histórico e tradicional na cidade, o complexo teve ainda o regresso do público, que acompanhou as baterias da competição de natação. Desde 15 de abril de 2020, dia em que o hospital de campanha deu início à recepção de enfermos pelo coronavírus, o equipamento de Saúde atendeu 15.550 pacientes e realizou 15.294 altas médicas no período. Cerca de um ano e sete meses depois, o hospital foi desmobilizado em outubro. 

Depois deste período com o complexo inativo, o prefeito Paulo Serra (PSDB) celebrou a reabertura do equipamento. “Este espaço, que ajudou a salvar milhares de vidas durante a pandemia, retoma sua função original, despontando para o esporte. Vitória da vida e do planejamento que adotamos desde o primeiro dia de de pandemia. Piscina revitalizada, estímulo à prática esportiva restaurado e Santo André de volta ao caminho certo para um futuro seguro”, disse. 

Ontem, o primeiro torneio sediado no local recebeu cerca de 350 atletas, de 13 agremiações, que competiram da categoria mirim (7 anos) até sênior (60). A competição, segundo informações da Federação Aquática Paulista, permite que os atletas consigam índice para participar de campeonatos estaduais. 

“Essa é a última competição antes dos campeonatos estaduais. Os atletas buscam, nessa última oportunidade, o tempo que serve de balizamento nos próximos campeonatos. Por isso ele (o torneio) é tão importante”, destaca o delegado regional da Federação, Maurício de Oliveira. 

O torneio é, inclusive, o primeiro depois da reforma para modernização da piscina, entregue em agosto do ano passado. “A piscina do Complexo mostra a capacidade de que podeos trazer competições estaduais para cá. Aproveitar esse espaço para a próxima temporada”, completa Oliveira. 

ORGULHO

Nas arquibancadas, pais e familiares prestigiaram os atletas, assim como os professores. Supervisora da modalidade em Santo André, Juliana Mayer, lembra que antes da pandemia ela e os alunos treinavam no complexo e foi um choque quando o cenário da Covid-19 se agravou e o local foi escolhido para receber o hospital de campanha. “Foi mistura de sentimentos. Pela situação e pelo afastamento das piscinas, mas, ao mesmo tempo, um orgulho, em saber que esse lugar, que a gente tanto convive, salvaria vidas. E agora, nesse retorno, a sensação é a mesma”, explica. Mayer estava no torneio com 54 alunos de 11 a 19 anos.

Agora, para 2022, a aposta principal é receber novos eventos para o complexo. Segundo o secretário de Esportes do município, Marcelo Chehade, além de campeonatos, a partir de dezembro moradores podem se inscrever pelo site da Prefeitura (santoandre.sp.gov.br) para utilizarem a piscina totalmente revitalizada. 

Segundo ele, o tanque com medida semi-olímpica também passará por reforma – ainda sem data definida de entrega – e, depois, também receberá competições, além de aulas de hidroginástica. “Hoje (<CF51>ontem</CF>) é dia de alegria. Saber que esse local referência volta a ter as arquibancadas cheias, não tem preço”, pontua.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;