Setecidades Titulo Em Santo André
Torneio aquático marca retorno do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia

Evento simboliza a retomada das atividades no equipamento, após fechamento do hospital de campanha montado no local; 350 atletas participaram da competição

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/11/2021 | 15:55
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


A piscina do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, recebeu na tarde de ontem o torneio regional da Federação Aquática Paulista. O evento marcou a retomada das atividades no equipamento, que ficou fechado e durante mais de 500 dias recebeu hospital de campanha no ginásio principal, com 190 leitos para atender pacientes da Covid-19. Histórico e tradicional na cidade, o complexo teve ainda o regresso do público, que acompanhou as baterias da competição de natação. Desde 15 de abril de 2020, dia em que o hospital de campanha deu início à recepção de enfermos pelo coronavírus, o equipamento de Saúde atendeu 15.550 pacientes e realizou 15.294 altas médicas no período. Cerca de um ano e sete meses depois, o hospital foi desmobilizado em outubro. 

Depois deste período com o complexo inativo, o prefeito Paulo Serra (PSDB) celebrou a reabertura do equipamento. “Este espaço, que ajudou a salvar milhares de vidas durante a pandemia, retoma sua função original, despontando para o esporte. Vitória da vida e do planejamento que adotamos desde o primeiro dia de de pandemia. Piscina revitalizada, estímulo à prática esportiva restaurado e Santo André de volta ao caminho certo para um futuro seguro”, disse. 

Ontem, o primeiro torneio sediado no local recebeu cerca de 350 atletas, de 13 agremiações, que competiram da categoria mirim (7 anos) até sênior (60). A competição, segundo informações da Federação Aquática Paulista, permite que os atletas consigam índice para participar de campeonatos estaduais. 

“Essa é a última competição antes dos campeonatos estaduais. Os atletas buscam, nessa última oportunidade, o tempo que serve de balizamento nos próximos campeonatos. Por isso ele (o torneio) é tão importante”, destaca o delegado regional da Federação, Maurício de Oliveira. 

O torneio é, inclusive, o primeiro depois da reforma para modernização da piscina, entregue em agosto do ano passado. “A piscina do Complexo mostra a capacidade de que podeos trazer competições estaduais para cá. Aproveitar esse espaço para a próxima temporada”, completa Oliveira. 

ORGULHO

Nas arquibancadas, pais e familiares prestigiaram os atletas, assim como os professores. Supervisora da modalidade em Santo André, Juliana Mayer, lembra que antes da pandemia ela e os alunos treinavam no complexo e foi um choque quando o cenário da Covid-19 se agravou e o local foi escolhido para receber o hospital de campanha. “Foi mistura de sentimentos. Pela situação e pelo afastamento das piscinas, mas, ao mesmo tempo, um orgulho, em saber que esse lugar, que a gente tanto convive, salvaria vidas. E agora, nesse retorno, a sensação é a mesma”, explica. Mayer estava no torneio com 54 alunos de 11 a 19 anos.

Agora, para 2022, a aposta principal é receber novos eventos para o complexo. Segundo o secretário de Esportes do município, Marcelo Chehade, além de campeonatos, a partir de dezembro moradores podem se inscrever pelo site da Prefeitura (santoandre.sp.gov.br) para utilizarem a piscina totalmente revitalizada. 

Segundo ele, o tanque com medida semi-olímpica também passará por reforma – ainda sem data definida de entrega – e, depois, também receberá competições, além de aulas de hidroginástica. “Hoje (<CF51>ontem</CF>) é dia de alegria. Saber que esse local referência volta a ter as arquibancadas cheias, não tem preço”, pontua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;