Economia Titulo
MP que regulamenta o Cadin beneficia microempresa
Do Diário do Grande ABC
25/10/1999 | 18:42
Compartilhar notícia


O governo reeditou nesta segunda-feira a Medida Provisória (MP) que regulamenta o Cadastro Informativo dos Créditos nao Quitados de Orgaos e Entidades Federais (Cadin), com uma alteraçao no texto que beneficia as microempresas e outra modificaçao que incorpora uma decisao do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela nova versao da MP, uma microempresa cujo nome nao conste do Cadin nao precisará mais apresentar certidoes negativas de débitos junto à administraçao pública para tomar empréstimos bancários. A rigor, o fato de nao estar inscrito no Cadin nao significa que a empresa esteja com os pagamentos em dia com o governo federal. Por isso, os bancos exigem as certidoes negativas mesmo para empresas que nao estao no Cadastro. Essa exigência foi suspensa apenas para as micro e pequenas empresas, dentro do pacote de ajuda ao setor, anunciado no início deste mês. O novo texto da MP contém essa mudança.

Além disso, foi suprimido um artigo da MP que fixava um prazo máximo de 180 dias para os contribuintes autuados pelo Fisco federal ingressarem com açoes na Justiça contestando a cobrança. Em meados do mês, o STF decidiu que esse prazo era inconstitucional, por limitar o direito de defesa do contribuinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;