Cultura & Lazer Titulo
'Os Pequeninos' é uma ótima opçao para as crianças
Do Diário do Grande ABC
28/01/1999 | 15:17
Compartilhar notícia


Para o olhar adulto, nao passa de um citaçao de "As Viagens de Gulliver". Para a garotada deve ser, acima de tudo, uma excelente diversao. "Os Pequeninos", de Peter Hewitt, que estréia nesta sexta, fala de um povo minúsculo, liliputiano, que habita as casas humanas, escondido e vive das coisas que toma emprestado dos seres humanos.

A açao é toda centrada sobre uma microfamília, os pais Pod e Homily e os filhos Peagreen e Arriety. Eles sentem sua existência ameaçada quando os donos da casa vao ser despejados por um advogado ávido por dinheiro, Ocius Potter (John Goodman).

Goodman, que é ótimo ator, faz um vilao convincente. Ele, que previsivelmente será vítima dos pequeninos, é ingrediente fundamental da comédia. Mas as atraçoes sao mesmo os minigarotos, vividos por Tom Felton e Flora Newbigin. Claro, um filme que pede gente nanica contracenando com gigantes exige efeitos especiais de bom nível, o que ocorre.

Outra idéia interessante foi fazer um filme de época, ambientando a açao nos anos 40. Década já tao longínqua, que é como se tudo se passasse fora do tempo, num mundo indeterminado, fantasioso. Os "pequeninos" também se vestem de maneira medieval, o que mais uma vez remete a Jonathan Swift, o autor de "As Viagens de Gulliver".

A história em si é banal, com vilao e heróis bem definidos. Os seres humanos, do ponto de vista dos "pequeninos", nao passam de animais e assim sao chamados. No entanto, eles deverao contar com um garoto de tamanho normal, Pete (Bradley Pierce), para conseguir derrotar o gigante malvado e salvar suas vidas.

Mas, pela amostra, os pais que levarem seus filhos ao cinema nao terao motivos para queixas, pois há algumas passagens divertidas mesmo para o público adulto. E com uma vantagem adicional. Como comentou uma mae que assistiu ao filme, é muito bom ver um produto destinado às crianças que nao precisa apelar para a violência, pauleira, corrida de carros e explosoes para se tornar interessante. Criatividade e bom gosto, aliados, no caso, a boa técnica cinematográfica sao mais do que suficientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;