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Telefonia celular prepara promoções
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
25/10/2006 | 21:50
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As três operadoras de telefonia celular no Estado de São Paulo – Vivo, Tim e Claro – se preparam para as vendas de fim de ano, melhor época para o setor. A dois meses do Natal, as empresas estudam estratégias promocionais, que devem ser lançadas em meados de novembro.

As promoções, no entanto, virão tarde se comparadas a anos anteriores. Na opinião de especialistas da área, o principal motivo para a espera é a estratégia de marketing das empresas, que pretendem concentrar as vendas nos dias próximos à data.

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até setembro deste ano foram contabilizados cerca de 95,8 milhões de celulares no país – 51,3 aparelhos para cada 100 habitantes. No ano passado, houve um crescimento de 20 milhões de aparelhos em relação a 2005. Para esse ano, a expectativa é um pouco menor: serão cerca de 15 milhões de novos celulares.

Para o presidente executivo da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), a expectativa do mercado é alcançar 100 milhões de aparelhos até o final do ano, com um crescimento de 10% contra o total de 2005 – 86,2 millhões. “As ações das empresas devem ser bastante fortes para chegar a essa meta. As operadoras esperam novembro para lançar todas as campanhas juntas. Geralmente é nesse mês que as compras de Natal começam a acontecer”, disse.

A mesma opinião tem o diretor da América Latina do Yankee Group, Luis Minori, que atua no segmento. “As empresas não divulgam as campanhas com tanta antecedência por uma estratégia de marketing. É necessário mostrar ao consumidor que a promoção acontece somente por causa do Natal”, explicou.

GSM – Até o final do ano, a Vivo, que domina 29,9% do mercado segundo dados da Anatel, deve oferecer também a tecnologia GSM a seus clientes. Segundo um dos diretores do site Teleco Informação em Comunicações, Huber Bernal Filho, a operadora, que trabalha com a tecnologia CDMA, vinha perdendo vendas para outras operadoras e resolveu oferecer o serviço.

“A tecnologia GSM, utilizada pela Tim e pela Claro, permite que os celulares tenham um preço mais acessível. Mas a Vivo continuará oferecendo o modelo CDMA para aparelhos mais caros”, ressaltou. A principal diferença da tecnologia GSM é a utilização de dispositivos – os chips – que armazenam as informações de cada conta.

Para Bernal Filho, um dos motivos para as promoções de fim de ano ainda não terem sido lançadas pelas operadoras é a espera do lançamento dos produtos GSM pela Vivo. Opinião que é compartilhada por Minori. “Provavelmente as outras operadoras possuem dois planos de marketing. Um para caso a Vivo coloque os aparelhos GSM nas lojas e outro se isso não acontecer”, informou.

A Tim e a Claro possuem, respectivamente, 25,14% e 23,3% do mercado de aparelhos no Brasil. O serviço GSM atinge 61,24% do total de aparelhos, seguido da tecnologia CDMA, com 26,21%. (Supervisão de Hugo Cilo)




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