Cultura & Lazer Titulo Obra
Palavas servidas às claras

‘O Novo no Ovo’ livro da poetisa Paula Valéria Andrade tem lançamento virtual em Santo André

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
17/10/2021 | 00:46
Compartilhar notícia


“Quem vem primeiro?” A mistura de palavras vindas das ruas, gírias e dialetos, presentes em O Novo no Ovo, livro da poetisa Paula Valéria Andrade, não responde essa pergunta, mas faz pensar sobre um monte de outras coisas. Inclusive, sobre o protagonismo da galinha ou da estrutura que é expelida de seu corpo e que, quando fecundada, resulta no surgimento de um novo ser.

O Novo no Ovo será lançado na terça-feira, às 15h, na Casa da Palavra, em Santo André. O evento será on-line, e contará com a participação da autora, do ator Fernando Vieira, que explicará o processo de criação dos vídeos com pílulas poéticas, do poeta Hamilton Faria, responsável pelo prefácio da obra, Guto Lacaz, que elaborou o projeto gráfico e editorial do livro, e a artista Paloma Klisys, que colaborou no audiolivro.

Na obra, a autora apresenta uma nova leitura do cotidiano urbano em um projeto de poesia experimental e digital. O trabalho é resultado do fluxo corrente da pesquisa estética de Paula Valéria e utiliza de diferentes mídias e suportes para construir sua narrativa. Com uma linguagem transmídia, denominada verbivocovisual, o livro engloba poesia, grafia, fotografia, escultura, poesia-visual, desdobrados em performance, sonoridade e imagem por meio de audiolivro e videobook. Os links podem ser encontrados no livro impresso e nas redes sociais – Soundcloud, Instagram e YouTube.

Ao longo de 112 páginas, Paula Valéria traz como referência a mescla de linguagens experimentais, das ruas, gírias e dialetos. A publicação tem como inspiração a pesquisa de autores modernistas brasileiros e eruditos, surrealistas, concretistas e neoconcretistas, como Marcel Duchamp, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Maria Martins, Alice Walker, Allen Ginsberg e o movimento Beatniks.

O prefácio é assinado por Hamilton Faria, o posfácio e pós-poema é de Roberto Bicelli e o epílogo é uma análise semiótica de Davi Kinski. A edição impressa, gráfica e digital de O Novo no Ovo possui o projeto gráfico e editorial de Guto Lacaz. O ensaio fotográfico é da autora ao lado da fotógrafa Patrícia Scavone. O livro também tem a colaboração da artista Angelita Cardoso (artista plástica da escultura).

O projeto de poesia transmídia tem participações especiais dos artistas Fernando Vieira no videobook e de Paloma Klisys no audiolivro. As atrizes Suia Legaspe, Jeyne Stakflett, Bebel Ribeiro, Gabi Costa e Geraldine Quaglia vocalizam as leituras no Sound Clouds. A arte é de Gabriel Kolyniak com fotografia de Patrícia Scavone.

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias físicas e digitais por R$49,90 ou no site Estante Virtual. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;