Setecidades Titulo Na Rua dos Vianas
População faz protesto contra demolição
de comércios em São Bernardo

Moradores tentam impedir demolição na manhã desta quarta-feira (13); local abriga moradias e estabelecimentos

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
13/10/2021 | 09:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Atualizada às 14h06

Moradores e comerciantes da Rua dos Vianas, no bairro Santa Terezinha, em São Bernardo, protestam, na manhã desta quarta-feira (13), contra a ação da Prefeitura de querer demolir área com moradias e estalecimentos. Segundo os moradores, são pelo menos 30 comércios ameaçados pela ação. A população local realiza protesto contra o governo, liderado pelo prefeito Orlando Morando (PSDB). 

De acordo com a população, na útima quinta-feira (7), a Prefeitura entregou um documento aos munícipes informando que em cinco dias úteis a administração ia demolir os estabelecimentos do local. Os moradores contam que eles alegam que o espaço pertence a Prefeitura. "Não tivemos nem tempo de buscar ajuda, com o fim de semana e feriado", declara uma funcionária de um comércio no local. 

Além de não propor soluções para auxiliar os moradores e comerciantes, alguns munícipes estão no local há mais 30 anos e por isso, de acordo com uma decisão judicial, não poderiam sair do espaço. Uma decisão publicada ontem, pelo Tribunal de Justiça do Estado, da juíza Ida Inês Del Cid, suspende, inclusive, qualquer ato de reintegração de posse de três moradores pois há alegação de usucapião. 

No protesto de hoje, segundo a população, uma barreira foi feita pelos próprios moradores em frente aos comércios para tentar impedir a ação, mas a demolição de alguns pontos começou a ser feita por volta das 9h20. Equipe do Romu (Ronda Ostensiva Municipal) está no local, além de integrantes do governo. 

Conforme acompanhado pelo Diário, a mesma situação aconteceu em fevereiro de 2020, na qual, a Prefeitura já queria ter desocupado a mesma área de moradias e comércios. Na época, os moradores também cobravam ações com relação às obras de contenção de enchentes. 

POSICIONAMENTO - A Prefeitura de São Bernardo confirmou que a área da ação de reintegração é de propriedade do município. A administração ainda informou que recebeu autorização do Tribunal de Justiça para retirar 33 comércios instalados irregularmente em terreno municipal e em área de risco, nas proximidades do Córrego Saracantan. Ainda em nota, o Paço explicou que, segundo relatório elaborado pela Defesa Civil, "o córrego possui vazão insuficiente para drenagem, podendo ocasionar enxurradas no período de fortes chuvas, colocando em risco os munícipes que lá se encontram", informou. 

Além disso, a administração municipal comentou que apenas os comerciantes cadastrados pela Secretaria de Habitação serão contemplados com boxes comerciais no Centro Comercial Vanguarda, cujas obras estão em andamento. "Com a remoção das unidades comerciais, a Prefeitura continuará com as obras da segunda etapa de urbanização integrada dos Córregos Saracantan/Colina, que prevê a urbanização dos assentamentos da Vila Feliz, Novo Parque, Rua dos Vianas e Canarinho, além da construção de 40 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Canarinho", completam em nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;