Setecidades Titulo
Unifesp explica ciência a alunos da rede estadual
Luciano Cavenagui
Da Sucursal de Diadema
12/08/2008 | 07:26
Compartilhar notícia


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) de Diadema desenvolve projetos em cinco escolas estaduais do município com o objetivo de difundir a ciência entre alunos e professores.

O projeto Experimentando a Ciência conta com recursos do MEC (Ministério da Educação) e propõe a integração entre o mundo acadêmico e o Ensino Fundamental e Médio. São oito temas propostos que são desenvolvidos atualmente.

"O programa teve início em março, quando começamos a analisar a compra dos materiais necessários. Atualmente está em fase de desenvolvimento. Os oito temas serão finalizados em outubro, quando serão apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", afirmou Carolina Vautier Giongo, professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra e coordenadora de Extensão do campus Diadema da Unifesp.

Diversos alunos da universidade visitam os colégios em períodos variados e trabalham conjuntamente com professores e estudantes dessas escolas.

A escola estadual Professora Antonieta Alves desenvolve o tema Água de Beber, Bica no Quintal, com análise físico-química e microbiológica de amostras de água coletadas em diversos pontos da cidade. Também desenvolve o tema Identificação de Espécies Vegetais e Estudo do Ecossistema, além do programa A Energia que Consumimos, focalizando a produção, consumo e destino de diversos tipos de energia e suas relações com o meio ambiente.

A Terra, a Nossa Terra e os Seres Vivos é a proposta da escola Professora Marie Nader Calfat. Haverá a implementação de uma horta e seu uso na introdução de conteúdos científicos.

A escola Simon Bolívar tem a missão de cultivar canteiros de plantas tóxicas, medicinais e aromáticas, com a meta de implementar um núcleo de fitoterapia no Jardim Botânico da cidade.

O biodiesel é o foco das escolas Amadeu Odorico de Souza e Ministro Francisco de Paula Quintanilha, dentro do tema Conceitos de Ácido-Base e Produção de Biodiesel. O objetivo é relacionar conhecimentos de química ao cotidiano, culminando com a produção de um detergente e de biodiesel a partir de óleo vegetal usado.

O Uso da Mídia como Recurso Didático na Aprendizagem de Ciências ficou a cargo da escola Olga Fonseca, que vai montar hemeroteca (coleção de jornais e revistas), videoteca e arquivo de revistas científicas. Por último, o tema Relógios Solares será desenvolvido em vários colégios, visando utilizá-los como estímulo ao estudo de ciências, geografia e astronomia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;