Esportes Titulo
Brasil e Alemanha empatam por 1 a 1
Do Diário OnLine
08/09/2004 | 18:46
Compartilhar notícia


O bom futebol apresentado pela Seleção Brasileira contra a fraca Bolívia, no último domingo, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 (Alemanha), ficou em São Paulo. No amistoso desta quarta-feira, em Berlim, diante da pragmática Alemanha, o Brasil não saiu de um morno 1 a 1. Ronaldinho Gaúcho abriu o placar para os pentacampeões mundiais. No entanto, o atacante brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi empatou a fatura.

A partida reviveu a final da Copa do Mundo de 2002 (Japão – Coréia do Sul), quando o Brasil venceu os próprios alemães por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo 'Fenômeno' e um frango de Oliver Kahn - até então considerado o melhor goleiro do mundo. Na oportunidade, o time do Velho Continente teve a chance de se tornar tetracampeão e se igualar ao Brasil. Porém, os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari não deram chance ao azar e levaram o penta.

Este foi o último jogo preparatória da Seleção antes do seu próximo compromisso pelas Eliminatórias Sul-Americanas, que acontece em outubro, contra a surpresa Venezuela.

Bola Rolando - O técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, promoveu apenas uma alteração no time em relação à partida contra a Bolívia. Juan, poupado em razão de um traumatismo craniano, entrou na zaga ao lado de Roque Júnior. Desta maneira, Edmílson foi adiantado para jogar como volante no meio-campo e Gilberto Silva acabou indo para o banco de reservas.

Logo nos primeiros lances, o toque de bola sem objetividade do Brasil deu um ritmo cadenciado ao amistoso. Os atacantes alemães, Kuranyi e Asamoah, tentavam dificultar a saída de bola dos brasileiros pressionando os zagueiros. Mesmo assim, a Seleção conseguia manter a posse de bola.

Entretanto, o Brasil aproveitou logo a primeira chance que teve para abrir o placar do belíssimo estádio de Berlim – palco da final da Copa do Mundo de 2006. Aos 8 minutos, o meia Edu foi derrubado na entrada da grande área. Na cobrança de falta, Ronaldinho Gaúcho bateu com perfeição e maestria no ângulo direito de Kahn, que ficou plantado ao lado do poste esquerdo.

A Alemanha, em desvantagem diante da sua torcida, partiu para o ataque. Roque Júnior e Juan passaram a ter trabalho com a dupla de avançados dos donos da casa e com o meia Michael Ballack, jogador mais talentoso dos adversários. Os alemães, por ordem do novo técnico Jürgen Klinsmann, passaram a pressionar.

Com a Alemanha em cima, a Seleção Brasileira quase ampliou. Juninho Pernambucano pegou a bola na meia direita e lançou Ronaldo 'Fenômeno' na esquerda. O atacante do Real Madrid esperou a bola pingar e emendou um forte chute de perna esquerda. No entanto, a redonda subiu e foi pela linha de fundo.

O gol perdido por Ronaldo custou caro para o Brasil. Aos 16 minutos, depois de uma jogada confusa pela esquerda do ataque alemão, a bola foi alçada na grande área e encontrou o centroavante Kuranyi. Ele dominou a redonda na frente de Roque Júnior e tocou com categoria no canto direito do arqueiro Júlio César, que nada pôde fazer.

O gol abalou os brasileiros, que passaram a errar de forma irritante passes de curta distância. Se aproveitando do momento ruim da Seleção, a Alemanha quase conseguiu a virada. Aos 25 minutos, novamente Kuranyi levou perigo. Ele chutou com perigo para a boa defesa do goleiro do Brasil.

No segundo tempo, o jogo, que já estava morno, ficou frio de vez. Os comandados do técnico Parreira se posicionaram defensivamente a espera de um contra-ataque para, quem sabe, vencer o amistoso. No entanto, a falta de qualidade no passe impedia que o Seleção levasse perigo ao gol de Oliver Kahn.

A primeira boa chance brasileira de marcar foi desperdiçada, mais uma vez, pelo pé esquerdo de Ronaldo. Aos 13 minutos, ele arrancou em velocidade pela esquerda, pedalou para cima do zagueiro e finalizou. O chute, novamente, saiu defeituoso e foi por cima do travessão.

Absolutamente desgostoso com o rendimento da equipe, Parreira promoveu quatro alterações. Ele colocou Maicon, Renato, Alex e Júlio Baptista nos lugares, respectivamente, de Belletti, Juninho Pernambucano, Ronaldinho Gaúcho e Adriano.

As alterações não surtiram o efeito desejado. O jogo continuou feio. A única oportunidade de gol foi jogada fora por Júlio Baptista. Aos 41 minutos, Ronaldo 'Fenômeno' avançou pela esquerda e tocou para o ex-jogador do São Paulo (atualmente no Sevilla-ESP), que fechava livre na direita. Baptista chutou rasteiro e Kahn efetuou excelente defesa com os pés.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;