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7 dicas para produzir conteúdo pet nas redes sociais

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

14/09/2021 | 12:18


O Brasil está entre os maiores mercados do mundo para animais, encerrando o ano de 2020 perto de R$ 40,1 bilhões de faturamento, segundo o Instituto Pet Brasil. Por conta dessa ascensão – e a possibilidade de faturar até R$ 80 mil por mês com a “brincadeira” –, há tutores que decidiram criar um perfil para seu bichinho e publicar conteúdo pet nas redes sociais. Para fazer sucesso, no entanto, é necessário se planejar. Fernanda Rabaglio, CEO da Matilha Brasil, empresa especializada em ensinar pets a se tornarem influenciadores digitais, traz dicas essenciais. Confira!

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1. Se atente à qualidade de fotos e vídeos

A primeira impressão se dá devido ao post, logo, é necessário que tenha qualidade. O impacto visual é fator decisivo para o público continuar vendo a sua publicação, ou continuar descendo o feed. Por isso, pense em uma produção que traga qualidade. Fotos e vídeos em baixa resolução, por exemplo, mal posicionados ou mal iluminados, tendem a chamar menos a atenção.

2. Estude e faça análises das produções de conteúdo pet

Boa parte dos tutores começa a administrar o perfil pet como uma brincadeira. Por isso, não tem base técnica e estudo para entender que o engajamento vai além de fotos de carinha fofa e um “bom dia”. Portanto, é necessário compreender que o mercado pet é uma oportunidade para patrocínios. Não é à toa que quem se dedica e estuda, se destaca neste meio.

3. Tenha conteúdos frequentes

Fazer pelo menos um post no formato tradicional da plataforma e cinco stories ao longo do dia. Este é um pacote básico de conteúdo pet para iniciantes. Aqui, é importante fazer um misto de publicações estratégicas, para que a ideia inicial do perfil não se perca, e conteúdos que façam com que os seguidores fiquem mais tempo navegando, consumindo e interagindo.

4. Tenha conteúdos exclusivos para Instagram e TikTok

Como são plataformas completamente diferentes, o conteúdo pet também muda – mesmo sendo assuntos similares. A dica é adequar, ajustar e aplicar a mesma pauta em vários formatos, inclusive dentro da mesma rede social, como Feed, Reels e Stories dentro do Instagram. Para saber se está seguindo o caminho certo, basta ver como o público reage.

5. Utilize assuntos do momento

Ao surfar a onda de um meme ou uma trend, normalmente o objetivo é o crescimento de seguidores. Contudo, é importante entender que não adianta crescer a qualquer custo. Tendências devem ser usadas com cautela, apenas caso seja possível relacioná-la com seu nicho e conteúdo. Caso contrário, você pode atrair um público errado que, ou não vai te seguir, ou vai se tornar um seguidor fantasma, porque só gostou daquele post, mas não se importa com seu assunto de fato.

6. Desapegue de aparatos tecnológicos

No começo, não é necessário câmera profissional e domínio de Adobe Photoshop. Com um celular legal e aplicativos de tratamento de imagem, você já pode produzir conteúdo pet de qualidade. A dica é aproveitar cenários urbanos, de casa e usar a luz natural. A medida que o perfil cresce, contudo, você pode pensar em formas de torná-lo mais profissional.

7. Traga personalidade para o conteúdo pet

Usar personalidade no conteúdo pet pode inspirar e divertir o público. Nas redes sociais, é possível encontrar vários perfis que acertam em cheio nesse quesito. Existem personagens diferentes como @porquinhojerfiso, até lideranças como @arthur.pastoralemao, passando pelos comediantes da @cacausando, e pela irreverência dos @ursinhoschochow.

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