Cultura & Lazer Titulo
Teatro Municipal homenageia Bernstein com opereta Candide
Do Diário do Grande ABC
29/09/2000 | 15:12
Compartilhar notícia


Para homenagear os dez anos da morte do maestro Leonard Bernstein, o Teatro Municipal do Rio, apresenta pela primeira vez a opereta Candide.

A sátira de Bernstein é uma parceira com vários nomes da literatura americana, como a escritora Lillian Hellman, que propôs a criaçao deste musical, teve a sua montagem recomendada pelo Ministério da Cultura, que divide a produçao com o governo do estado do Rio de Janeiro.

A opereta, baseada na novela Candido (ou Otimismo) de Voltaire, satiriza as correntes filosóficas do século XVIII, a Inquisiçao e tem em Candide, o seu herói, que sobrevive a todo este clima acreditando no Otimismo.

A primeira apresentaçao da opereta foi em 1956 e várias revisoes foram feitas aos longos dos anos. A versao apresentada no Teatro Municipal do Rio é a versao de 1993. A traduçao é de Cláudio Botelho, que manteve o tom jocoso da história. A direçao musical e regência da Orquestra Sinfônica e do Coro do Teatro Municipal estao a cargo do maestro Luis Gustavo Petri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;